Porter, coisa extranha.....

Mais
13 anos 1 mês atrás #31322 por Wilson Dilvar Tonelli
Boa Tarde a todos!!
Gostaria de saber se ja aconteceu a alguem de no momento de abrir a cerveja ela ter uma reacao tipo.... abriu e ferveu espuma para fora da garrafa? olhei nos topicos mas nao encontrei nada parecido... alguem pode me dar uma dica?
Mais
13 anos 1 mês atrás #31329 por fernando pereira frassetto
Wilson, isso já me aconteceu algumas vezes, com cervejas de micros, caseiras e até de grandes empresas, sempre me garrafas. Acredito que isso venha de uma carbonatação excessiva pelas leveduras, porque isso me aconteceu sempre em cervejas não pasteurizadas, com o fermento atuando na garrafa. Talvez o prime tenha sido excessivo, mas aí teríamos talvez algumas garrafs estourando, sem conseguir suportar a pressão. Mas isso até que não é incomum. Lembro de uma (mal-afamada, mas eu sinceramente não achei tão ruim assim) Bruge, a Stout, que perdi metade do volume por saída excessiva de espuma.
Mais
13 anos 1 mês atrás #31335 por FABIO FLEMMING
o nome deste fenômeno é "gushing" e deve-se a contaminação, normalmente por calcio.

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
13 anos 1 mês atrás #31341 por fernando pereira frassetto
Esta contaminação viria da água inadequada, Fábio? porque não vejo onde haveria outra fonte de Cálcio durante a produção...
Mais
13 anos 1 mês atrás #31359 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Porter, coisa extranha.....
Já me aconteceu algumas vezes, mas as campeãs são cervejas que levam levedura de champagne, já aconteceu umas 4 vezes.
Já ouvi falar que o gushing pode ser causado por problemas no malte também.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
13 anos 1 mês atrás #31363 por Bruno Moreno de Brito
Já ouvi por ai que utilizar malte mofado causa gushing, mas não sei se fé verdade por que imagino que a fervura mate o excesso de leveduras.

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Tempo para a criação da página:0.351 segundos