decocção

Mais
15 anos 11 meses atrás - 15 anos 11 meses atrás #2356 por João Sperb
Criado por João Sperb no tópico decocção
eu realizei minha 1a decocçao esse final de semana, e conesegui bons resultados em relaçao a brassagem. Normalmente com a receita eu obtia 1.053/1056 de densidade e dessa vez consegui 1.061! era uma weiss e usei 500gr a menos de malte do que normalmente utilizo.

alguem mais tem experiencia co decocçao? eu ainda nao cheguei na etapa de beber minha cerveja, para compara-la com minhas outras levas dessa receita.
abraços e boas brassagens!
Ultima edição: 15 anos 11 meses atrás por João Sperb.
Mais
15 anos 9 meses atrás #4063 por Philip Zanello
Respondido por Philip Zanello no tópico Re:decocção
É, decocção, tópico avançado para o Brasil. Hehehe...

Eu ainda não tentei nenhuma vez. Ainda falta experiência com lagers e eu ainda estou fazendo bastante ales. Acho que em 2010 eu vou fazer bastante cerveja, talvez lá na 2a. metade do ano eu tente alguma vez.

Nunca tinha ouvido sobre aumento de rendimento na decocção, mas apenas como um meio de criar melanoidinas necessárias em cervejas tradicionais. E eu ainda não provei nenhuma cerveja "lado a lado" pra tentar distinguir entre uma cerveja com decocção e outra sem. Eu apenas substituo uma porção do malte com malte melanoidina.

"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
Mais
15 anos 3 semanas atrás #18542 por Eduardo Canabrava
Respondido por Eduardo Canabrava no tópico Re:decocção
João,

usei a decocção em duas levas e ambas ficaram boas. Uma excelente outra marrom, mas nao deviado ao processo 'decoctivo'.
O rendimento aumenta com certeza. INclusive várias grandes cervejarias utilizam a técnica para aumentar o rendimento e o cacau gerado.

è noise!
Tempo para a criação da página:0.404 segundos