Ajuda com primeira leva.

Mais
14 anos 1 mês atrás #20556 por Percival Júnior
Fiz minha primeira leva sábado a noite também (20/11) coloquei no fermentador por volta das 22 horas, e até agora nada de borbulhas, fiquei olhando por um tempo e percebi que borbulha bem fraco, uma vez cada dois minutos mais ou menos! Fiz tudo certinho, fiz uma Pale Ale, a densidade inicial deu 1070 a 25 graus (um pouco alta) ou não?. Está na geladeira entre 18 e 23 graus controlada. Achei que rendeu pouco também, fiz a brassagem com 16 litros e a lavagem com 14 pra 4,5 kg de malte pilsen e 0,5 kg de Carabelge, não medi no final mas creio que deu uns 15 ou 16 litros no máximo. uma pergunta!. Durante a fervura devo manter a panela fechada ou aberta?
Li num site que a fermentação é feita por 3 dias, outros falam em 2 semanas!! Qual é o certo?
Eu me atrapalho todo na hora de medir a água também, não sei quanto uso pra brassar e que proporção uso pra fazer a fervura!!

Obrigado. Se alguém puder me esclarecer!
Mais
14 anos 4 semanas atrás #20558 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re: Ajuda com primeira leva.
Fala Percival.
Sempre deixei a panela aberta durante a fervura, não sei se influencia algo deixar aberta ou fechada.
O tempo de fermentação é baseado no fermento que você está usando, então é bem variante mesmo, cada fermento pede uma temperatura e um tempo de fermentação diferente.
Tinha alguma indicação na receita que você seguiu ou no fermento ?

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
14 anos 4 semanas atrás #20561 por Percival Júnior
Não, não tinha indicação alguma, eu fiz seguindo tudo que li todos esses dias por aí. Valeu pela resposta.
Mais
14 anos 4 semanas atrás #20563 por Tom Adamenas
Respondido por Tom Adamenas no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Fala Percival!

Vou tentar ajudar em algumas coisas.
Primeiro a fermentação. Você utilizou que fermento, S-04, S-05? Geralmente uma semana fermentando pra esses tá bom. O que pode estar acarretando essa fraqueza na tua fermentação pode ser má vedação do fermentador. Vê se a tampa está bem lacrado, o airlock bem encaixado, essas coisas. Você hidratou antes de usar? Pular essa etapa pode deixar a coisa mais lenta também. Qualquer coisa, põe mais um pacote.

A OG nem está tão alta, se você pensar que só conseguiu levar uns 15 litros pro fermentador, usando esse tanto aí de malte. Deve ter acontecido a mesma coisa que comigo na primeira brassagem, que foi um controle precário na hora da fervura. O correto é faze-la sim com a tampa aberta, pra não segurar DMS, mas evite deixar o fogo no talo, pois pode evaporar demais. Quando eu fiz isso, foram uns 8 litros embora e minha OG foi pruns 1,080, onde eu esperava só 1,058. Nesse caso, a ideia é que a breja vá ficar mais forte e mais alcólica, o que não é necessariamente um problema, né? haha Mas terá menor volume no final, logo, menos breja :unsure:

Medir a água é importante, cara. Faz um esquema pra uma régua assim: de litro em litro, vai enchando a panela e marcando num cano rígido plástico, ou uma madeira mesmo, a litragem. Lá pelo 5o litro, já da pra generalizar a coisa se estiver usando panelas com paredes paralelas. Pro caldeirão 36, cada litro tem 0,98 cm de altura. (V=pi.r².h)

Pra fazer a brassagem, em media use 3 a 4 litros por quilo de malte. Pra fervura, mande uns 15% a mais do que pretende colocar pra fermentar (p. ex. 23L pros 20L pretendidos), mas isso você afina melhor quando perceber a força da evaporação no teu equipamento.

Acho que é +- isso rss

Abraço
Mais
14 anos 4 semanas atrás #20564 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Na fervura é melhor deixar a panela aberta.
Com a panela fechada é bem provável de causar um boil over, além que deixar tampada retem o DMS.
Mais
14 anos 4 semanas atrás - 14 anos 4 semanas atrás #20566 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:Ajuda com primeira leva.
Tom Adamenas escreveu:

Pra fervura, mande uns 15% a mais do que pretende colocar pra fermentar (p. ex. 23L pros 20L pretendidos)

Isso mesmo, lembre que na fervura vc vai perder uma boa quantidade de liquido, então isso reduz a quantidade total da cerveja (e aumenta a densidade).
Ultima edição: 14 anos 4 semanas atrás por David Brun.
Tempo para a criação da página:0.353 segundos