Bazooca Screen x Fundo Falso

Mais
14 anos 7 meses atrás #11139 por Anderson Martins
Aí vai meu primeiro post técnico.

Enquanto eu aguardo a próxima turma de produção de cerveja artesanal estou lendo e pesquisando bastante sobre o assunto.

Nessas pesquisas percebi que existe uma certa polemica da forma de se fazer a filtragem enquanto uns defendem o fundo falso outros defendem a bazooca.

Gostaria de saber os prós e contras de cada metodo.

Alguém com experiencia poderia esclarecer essa minha duvida??? :huh:
Mais
14 anos 7 meses atrás #11145 por David Figueira
Oi Anderson
Tenho panelas com os dois sistemas.
Ambos, como filtro sao excelentes. Porém o fundo falso requer um cuidado maior se vc usar a panela diretamente sobre o fogo. Como existe um espaço entre o fundo da panela e o fundo falso que vc nao consegue mexer, ali a temperaturda pode facilmente ultrapassar 78ºC o que fará com o que seu rendimento caia. Para evitar isso, vc tem de recircular bem, principalmente quando o fogo estiver ligado.
Com a bazooca isso nao é necessario. Porém pode acontecer com a bazoca é vc nao conseguir mexer tb e eventualmente algum malte ficar grudado em algum cantinho e queimar.

Como disse, tenho os dois :)....as vezes uso um as vezes o outro... :)
Mais
14 anos 7 meses atrás #11148 por Marcio Rossi
Respondido por Marcio Rossi no tópico Re:Bazooca Screen x Fundo Falso
Grande David,

acho que o tamanho da panela e método de mistura pode ter seu efeito. Eu uso o fundo falso na panela de 60 (brassa 40) com pá motorizada, não observamos problemas de rendimento nas poucas produções que fizemos. O chato é que tem que faze sob medida, mandar a panela, esperar e etc, mas a turma aqui na ACervA Mineira tem adotado o fundo falso e a coisa tem funcionado (com fogo direto)
Mais
14 anos 7 meses atrás #11178 por David Figueira
Oi Marcio
Funciona...como eu disse tb uso. Mas como fisico loucos q somos, rolou um teste...termometro lá embaixo, abaixo da bazooca e a T lá é alta...mais que em cima, 10 a 15ºc maiores. Mas como o volume que fica lá é baixo comparado ou todo, a influencia é pequena.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11195 por Marcio Rossi
Respondido por Marcio Rossi no tópico Re:Bazooca Screen x Fundo Falso
Fala David,

pois então, chama direta no fundo da panela, com ou sem acessórios, vai proporcionar um gradiente de temperatura no volume total. A pá que foi projetada aqui tem aletas a 45 graus que buscam revolver o mosto jogando-o para cima. Para minimizar o efeito do aquecimento irregular, a gente tenta ficar com a menor chama possível, pra subir 1 grau por minuto na média, lembrando que existe uma corrente ascendente de convecção que revolve inclusive o volume abaixo do fundo falso.

Se vc foi ao brewday da Colorado deve lembrar-se de um recurso interessante do queimador daquelas cozinhas, com pequenas chamas em direções diferentes, o que imagino propocionar uma agitação maior das correntes e melhor homogeneidade térmica. Eu pirei naquela cozinha, so fiquei desconfiado daquele "misturador", prefiro mais uma pá, pode ser ignorância minha.

Abraço, boas brassagens aí.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Marcio Rossi.
Tempo para a criação da página:0.328 segundos