Cerveja sem Espuma

Mais
10 anos 1 mês atrás #59441 por rodrigo savaris
Criado por rodrigo savaris no tópico Cerveja sem Espuma
Bom dia pessoal.

Ontem abri a primeira garrafa produzida por min. Fiz uma APA a cerveja ficou bem boa para uma primeira vez, apenas uma coisa me deixou intrigado e gostaria de saber se vocês sabem onde eu errei. A cerveja esta sem espuma. Ela tem gás em nível moderado mas não formou praticamente nenhuma espuma. Alguém sabe o que aconteceu ??

Obrigado
Mais
10 anos 1 mês atrás #59442 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Cerveja sem Espuma
vc fez primming? mediu corretamente o litragem final? qtos gramas de açucar por litro vc colocou? quanto tempo e a que temp. ficou refermentando na garrafa?
Mais
10 anos 1 mês atrás #59444 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Cerveja sem Espuma
Esse é um sintoma clássico de pouco tempo de refermentação ou pouco açúcar no primming. Mas vou esperar você responder as questões levantadas pelo Marcelo.
Mais
10 anos 1 mês atrás #59584 por rodrigo savaris
Respondido por rodrigo savaris no tópico Cerveja sem Espuma
Fiz sim, usei 5g por litro e deixei refermentar por 7 dias entre 20 e 23º. Depois transferi para geladeira. Quanto a medição com certeza não há erro pois calculei a quantia no balde através de fórmula e bateu com a quantidade de garrafas envasadas.

Será que a dosagem então foi baixa? Na receita que usei dizia para colocar de 4 a 6g, mas já vi o pessoal falando em 8g.

Obrigado
Mais
10 anos 1 mês atrás #59602 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Cerveja sem Espuma
Eu diria que o tempo foi pouco. Se não houve uma boa multiplicação das leveduras antes do início da fermentação (leia-se bom starter ou boa oxigenação do mosto no fermentador) provavelmente a fermentação levou mais tempo que o normal e a refermentação também levará. Normalmente isso causa a demora para o desenvolvimento do gás dentro da garrafa.

Usando 5g/L de açúcar não seria um problema se houvesse a totalmente fermentação do mesmo dentro da garrafa. Esses 5g já dariam uma boa espuma.

Eu sugiro tirar da geladeira e deixa em temperatura ambiente durante uns 5 dias.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo savaris
Tempo para a criação da página:0.417 segundos