Sobre o rótulo da cerveja artesanal

Mais
9 anos 11 meses atrás #58842 por Pedro Rafael Rodrigues
Boa tarde.

meus amigos e eu estamos produzindo cerveja caseira já há alguns meses, e estamos fechando um modelo de rótulo agora, para podermos começar a vender.

Mas o que nos assombra é "o que é obrigatório conter em um rótulo de cerveja artesanal"?

Se puderem me tir5ar essa dúvida, por favor.

Obrigado desde já.
Mais
9 anos 11 meses atrás #58843 por Alexandre Almeida Marcussi
Pedro, até onde sei, não é permitida a venda de cerveja caseira. Ponto final. Por isso, não existe exigência legal para rótulo (a própria existência do rótulo já indica a intenção de venda, então acho que nem se deveria rotular uma caseira, pela lei). Mas os homebrewers do fórum poderão ajudar melhor.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
9 anos 11 meses atrás #58844 por Gustavo Silva
Realmente é ilegal vender uma cerveja sem registro no MAPA. Mas assim como um vendedor ambulante que oferece produtos de fabricação própria, nós vendemos nossa cerveja apenas para conhecidos e sem fazer divulgação disso.
Mais
9 anos 11 meses atrás #58845 por José Maurílio Marcondes Alves
Engraçado que na feira de Caruaru o Licor de Genipapo é vendido
livremente.
Mais
9 anos 11 meses atrás #58846 por Fernando Pires
Fala aí Pedro, boa tarde.

Realmente em termos legais não é permitido vender cerveja caseira, existe todo um processo de legalização para você poder vendê-la sem que sofra possíveis sanções.

Mas nada impede que você faça seu rótulo para presentear seus amigos ou para quem ajudar com os custos de produção. Além de você também poder registrar o nome de sua cervejaria e de suas cervejas para poder usar quando legalizá-las.

Assista esses vídeos aqui, eles contém muitas dicas importantes.

Este tópico de fórum do site homebrewtalk.com.br também que dará muitas dicas:

www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403690

Espero ter ajudado!!
Abraços.
Mais
9 anos 10 meses atrás #58898 por Bruno Moreno de Brito
Na verdade (teoricamente) não pode rotular, se a cerveja tiver rótulo mostra intenção comercial e pode dar problema, MAAAAAASSSSS sei la acho pouco provável ser pego, a não ser que se venda em pdv, o que é um grande risco. Quanto ao registro de marca infelizmente se vc não tiver ele vinculado a um cnpj ele pode ser facilmente quebrado

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Tempo para a criação da página:0.569 segundos