OG, IBU, FG, SRM e ABV

• um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 6 meses atrás #1861 por um visitante
Criado por um visitante no tópico OG, IBU, FG, SRM e ABV
Não sei se o assunto cabe nessa categoria mas por ser mais técnico achei apropriada.

Falei agora mesmo em outro tópico que sou meio neurótico com essa questão de estilos e assim como o BREJAS me baseio no BJCP, sempre que consulto um estilo e faço comparações me deparo, no final, com as seguintes siglas: OG, IBUs, FG, SRM e ABV.

IBU e ABV sei que tem a ver com amargor e graduação alcoólica respectivamente, mas e as outras, que "bixo" é esse ?
Mais
15 anos 6 meses atrás - 15 anos 6 meses atrás #1863 por Mauricio Beltramelli
Fábio,
OG: Original Gravity, ou gravidade original. É a medida das substâncias fermentáveis e não fermentáveis do mosto cervejeiro antes da fermentação.
FG: Final Gravity, ou gravidade final. É a medida das substâncias não fermentáveis, só que tomada após a fermentação.

O comparativo entre as duas medidas, efetuado por instrumentos e com a ajuda de cálculos matemáticos, determina a potência alcoólica da breja. Pra entender isso legal, vale fazer um cursinho de homebrew!
SRM: Standard Reference Method, que é uma escala usada nos Estados Unidos para determinar a colocação da breja. Pra se ter uma ideia, uma standard lager tem SRM 2 a 3, enquanto uma porter tem entre 30 3 40.

Parabéns pela ótima questão levantada!
Ultima edição: 15 anos 6 meses atrás por Mauricio Beltramelli.
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 6 meses atrás #1868 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:OG, IBU, FG, SRM e ABV
Grande Maurício, valeu !!!
Mais
15 anos 6 meses atrás #1929 por Daniel Barros
Respondido por Daniel Barros no tópico Re:OG, IBU, FG, SRM e ABV
complementando:

A escala de coloração em uma cerveja é chamada de lovebond e pode ser medida tanto em SRM (EUA) como EBC (europa).

IBU é abreviação de International Bitter Units e trata-se de uma medida para averiguar quão amarga é uma cerveja!
Mais
15 anos 6 meses atrás #1936 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:OG, IBU, FG, SRM e ABV
quem faz sua cervejinha em casa ta sempre ligado nas OG's e FG's, sempre analizando, até mesmo pra corrigir parametros durante a brassagem, enquadrar em estilos, gosto por mais ou menos alcool...
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 6 meses atrás #1955 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:OG, IBU, FG, SRM e ABV
É, eu tenho vontade de fazer um curso e comprar um kit básico pra tentar umas caseiras, mas tenho dois problemas, o primeiro é que me falta espaço, minha cozinha é pequena e não tenho outra área pra instalar a "fábrica", o segundo é que não sei se vou levar pra frente, sou meio preguiçoso pra essas coisas, sou da lei do menor esforço, ou seja, comprar pronta e ter o trabalho só de abrir a garrafa e servir ! Rsrsrs...
Tempo para a criação da página:0.405 segundos