Sem dúvida o prestígio das cervejas aumenta a olhos vistos, mas só comentei que a Veja é um bom termômetro para mostrar a disparidade que ainda existe entre cervejas e vinhos.
O Anhanguera mereceu a menção pelo pioneirismo e pelo suporte dado às marcas nacionais, mas entendo que seria inadequado que ele levasse a melhor carta de cervejas, porque tem limitações inerentes à proposta do bar (não tem cervejas importadas). Já o Asterix é interessante, mas segue mais a linha do Frangó, só que com menos rótulos, menos espaço e menos charme, apenas mais bem localizado. Drake's não recebeu indicações, graças a Deus, porque é elitizado, caro e não prestigia as nacionais. Acho que a briga ficaria mesmo entre Frangó e Melograno. Eu sou mais o Frangó, mas por uma questão de gosto pessoal. Adoro o clima do Frangó, as paredes decoradas com itens de cerveja; além disso, as comidas são ótimas. Além, é claro, da oportunidade de tomar chope La Trappe!
Acho que o Melograno é um pouco elitizado demais para o meu gosto (e não gostei muito dos sanduíches de forno quando comi lá), embora entenda que o Passarelli está tentando abocanhar um mercado crescente de elitização da cerveja - e, localizado como está na Vila Madalena, não poderia descuidar do ambiente. Não se pode negar que a carta, embora não seja a mais extensa (como o Mauro apontou), é extremamente bem selecionada, e o empório é legal para comprar e levar para casa, pois oferece descontos para quem não vai consumir no local. Eu mesmo compro lá às vezes, quando estou tendo dificuldade para encontrar uma cerveja em outros lugares. Além disso, o cardápio é muito bem organizado e didático, e há ainda a presença de uma sommelier que ajuda os consumidores na hora de escolher a cerveja. Por isso tudo, embora eu goste mais do Frangó, entendo que o resultado final é justo. Mauro, encare a carta do Melograno como uma versão mais "enxuta", cuidadosamente selecionada, que concentra as cervejas que mais se destacam, diferentemente da carta do Frangó, que faz menos seleções. A ideia do Passarelli é que o leigo em cervejas pode sentar e pedir qualquer uma, e beberá uma boa cerveja. Por isso ele tirou a "gordura" da carta. Seria necessário sentar e comparar os cardápios para saber se o Melograno tem rótulos que o Frangó não tem: salvo engano, até pouco tempo atrás, era o único lugar onde se podia encontrar as garrafinhas das Meantime Raspberry Porter e Coffee Porter na cidade.