Para quem não conhece, a revista Prazeres da Mesa faz um ranking anual com as melhores cervejas do mercado. Este ano, o time de jurados foi meio suspeito (dos 34 jurados, apenas metade, aproximadamente, pertencem ao meio cervejeiro), o que mostrou um amadorismo incompatível com a pretensão do ranking. Foram 100 rótulos, com os 10 primeiros rankeados e os demais por ordem alfabética. Seguem as 10 primeiras posições:
1. Bodebrown/Stone Cacau IPA
2. Brewdog Punk IPA
3. Duchesse de Bourgogne
4. Trappistes Rochefort 10
5. Wäls Petroleum (curiosamente, a DUM Petroleum não figura no ranking, nem entre as 100 melhores)
6. Colorado Vixnu
7. Way Amburana Lager
8. Tripel Karmeliet
9. Morada Double Vienna
10. Pilsner Urquell
Cervejaria do ano: Fantôme (WTF?)
O restante do ranking, apesar de algumas escolhas duvidosas (Baden Baden Chocolate é a única Baden do ranking), oferece um bom panorama do mercado, mas excessivamente centrada nos lançamentos do ano. Outra coisa que me chamou atenção é como o ranking é influenciado pelos modismos do ano. De todas as primeiras colocadas nas 6 últimas edições do ranking, a única que voltou ao top10 foi a Pilsner Urquell. As cervejas do ano das edições anteriores comeram poeira - Colorado Indica, Colorado Demoiselle, Brooklyn Lager, Rodenbach Grand Cru.
O legal foi ver que alguns rótulos excelentes e consistentes têm se mantido no topo do ranking ano após ano, como Tripel Karmeliet e Rochefort 10, apesar de não fazerem mais barulho.