Ranking Prazeres da Mesa 2014

Mais
10 anos 10 meses atrás #52805 por Alexandre Almeida Marcussi
Para quem não conhece, a revista Prazeres da Mesa faz um ranking anual com as melhores cervejas do mercado. Este ano, o time de jurados foi meio suspeito (dos 34 jurados, apenas metade, aproximadamente, pertencem ao meio cervejeiro), o que mostrou um amadorismo incompatível com a pretensão do ranking. Foram 100 rótulos, com os 10 primeiros rankeados e os demais por ordem alfabética. Seguem as 10 primeiras posições:

1. Bodebrown/Stone Cacau IPA
2. Brewdog Punk IPA
3. Duchesse de Bourgogne
4. Trappistes Rochefort 10
5. Wäls Petroleum (curiosamente, a DUM Petroleum não figura no ranking, nem entre as 100 melhores)
6. Colorado Vixnu
7. Way Amburana Lager
8. Tripel Karmeliet
9. Morada Double Vienna
10. Pilsner Urquell

Cervejaria do ano: Fantôme (WTF?)

O restante do ranking, apesar de algumas escolhas duvidosas (Baden Baden Chocolate é a única Baden do ranking), oferece um bom panorama do mercado, mas excessivamente centrada nos lançamentos do ano. Outra coisa que me chamou atenção é como o ranking é influenciado pelos modismos do ano. De todas as primeiras colocadas nas 6 últimas edições do ranking, a única que voltou ao top10 foi a Pilsner Urquell. As cervejas do ano das edições anteriores comeram poeira - Colorado Indica, Colorado Demoiselle, Brooklyn Lager, Rodenbach Grand Cru.

O legal foi ver que alguns rótulos excelentes e consistentes têm se mantido no topo do ranking ano após ano, como Tripel Karmeliet e Rochefort 10, apesar de não fazerem mais barulho.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 10 meses atrás #52806 por Alexandre LC
Respondido por Alexandre LC no tópico Ranking Prazeres da Mesa 2014
Excelente info Marcussi!
Realmente espantoso, inúmeras maravilhosas nao estarem entre as 10 sendo metade delas brasileiras, MAS foi o que mencionou, muitos nao sao cervejeiros, entao devem ter provado só as mais acessíveis (apesar da Bodebrown não ser de tão facil acesso).
Agora o que eu bolei forte foi a Morada Double Vienna ter ficado na TOP10. Acho ela muito boa,mas nem na TOP50 ela estaria... isso me surpreendeu as outras 9 é compreensivel. :P
Abs

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Mais
10 anos 10 meses atrás - 10 anos 10 meses atrás #52814 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Ranking Prazeres da Mesa 2014
Se esse ranking for sério diminuiu bastante a credibilidade da revista. Todas as cervejas desse top 10 são muitos boas, mas colocá-las entre as 10 melhores é ridículo. Exceto, talvez, a Rochefort 10.
Ultima edição: 10 anos 10 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares
Mais
10 anos 10 meses atrás #52825 por Diogo Olivares
Respondido por Diogo Olivares no tópico Ranking Prazeres da Mesa 2014
De repente é o esquema dessas listas né? Pra restaurantes, bares e vinhos também funciona assim, não?
São cervejas que marcaram o ano. A Cacau IPA por exemplo, só tomei uma vez, mas realmente ela marcou presença no ano para mim, rolou muito buzz em cima dela e eu aceitaria ela ser considerada o destaque do ano (mesmo que não tenha sido a MELHOR que tomei no ano).

Só de ver cervejas bem maduras num top 10, e não apenas Baden, Eisenbahn e cervejas de trigo, já me dou por satisfeito.

Agora cervejaria do ano, poderiam se fixar nas brasileiras né? Fantome, no preço de caviar que veio, nunca vi nem ''bebi'', eu só ouço falar.
Mais
10 anos 10 meses atrás #52833 por Alexandre Almeida Marcussi

Gustavo Silva escreveu: Se esse ranking for sério diminuiu bastante a credibilidade da revista. Todas as cervejas desse top 10 são muitos boas, mas colocá-las entre as 10 melhores é ridículo. Exceto, talvez, a Rochefort 10.

Gustavo, o ranking sempre teve como foco as cervejas que têm competitividade no mercado, ou seja, que têm potencial para fisgar um grande público, e não apenas aquelas que nós beergeeks consideramos as "tops". Tanto que já ganharam como cerveja do ano rótulos de baixa complexidade e alta drinkability e apelo comercial, como Pilsner Urquell e Brooklyn Lager. Acho isso bem OK.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 10 meses atrás #52851 por Gustavo Guedes
Respondido por Gustavo Guedes no tópico Ranking Prazeres da Mesa 2014
Fantôme como cervejaria do ano não tem outra explicação pra mim a não ser jabá, na minha humilde opinião. Comprei a revista, e não tem Fantome entre as dez mais, como pode ser cervejaria do ano sem constar nas dez mais? Cervejaria do ano faria mais sentido aquela que tivesse o maior numero de cervejas no ranking. Verifiquei agora, não tem nenhuma Fantome nem entre as 100!!

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Tempo para a criação da página:0.345 segundos