Categoria de cerveja genuinamente brasileira?

Mais
11 anos 2 meses atrás #50836 por Rômulo Abreu
Tenho pouco conhecimento mas muito entusiasmo com as cervejas artesanais.
Prefiro cervejas amargas IPA ou APA como a bill´s da mistura clássica e a maracujipa
da cervejaria duas cabeças. Me ocorreu o seguinte: algumas das artesanais
brasileiras têm ingredientes que outras cervejarias de países tradicionais em cerveja não têm. Seria possível apontar e categorizar um tipo de cerveja brasileira nesta nova fase de muitas cervejarias artesananais em crescimento no Brasil?
Mais
11 anos 2 meses atrás #50841 por Paul K
Existem algumas cervejas com ingredientes brasileiros no meio, mas por enquanto não existe nenhum estilo nacional. Quem sabe no futuro.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50842 por Rômulo Abreu
...muito técnico pra mim, mas o processo de fabricação deve prevalecer sobre os ingredientes? Haveria algum ingrediente original mais determinante para o sabor e aroma que o processo de fabricação?
Mais
11 anos 2 meses atrás #50843 por Paul K
As duas coisas andam juntas. Tanto os ingredientes em si, a quantidade de cada e o processo de fabricação podem alterar em maior ou menor grau todas as características (aroma, sabor, corpo, cor...) de uma cerveja.

Falando de estilos, eles geralmente são muito mais uma questão cultural e mercadológica que outra coisa, muitos deles surgiram por que alguém disse que aquela cerveja era uma Porter, ou uma DIPA ou uma Quad e pegou. O que eu quero dizer com isso é que as vezes pouca coisa faz uma cerveja ser de um estilo diferente ou não, dependendo de quem faz a cerveja dizer que ela é.

Até hoje isso ainda não aconteceu no Brasil. Ninguém nunca pegou uma cerveja, mudou alguma coisinha, pequena ou grande, disse que agora ela tinha um novo nome e isso começou a ser imitado por outras cervejarias. Mas pode acontecer no futuro. Eu sei, por exemplo, que a Cervejaria Nacional fez a Brazilian IPA esses dias. Não sei o que tem de diferente de uma IPA normal, mas se outras cervejarias gostarem da ideia e tentarem fazer algo parecido e usarem o mesmo nome, daqui uns anos podemos ter várias BIPAs por ai, que vão ser parecidas com IPAs, mas vão ser outra coisa, vão ser um estilo nacional.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50847 por Rômulo Abreu
Compreendo. Mas como é uma questão cultural seria interessante que não tivéssemos o complexo de vira-latas, bem descrito por Nelson Rodrigues, também no assunto cervejas. Bem analisada essa questão do estilo e obrigado pelas informações
Mais
11 anos 2 meses atrás #50850 por Claudinei  
Penso que o que faz surgir um estilo (ou se preferir "categoria") de cerveja é uma determinada história e tradição associados a determinado método de produção e ingredientes usados. Ou seja, alguma coisa bem consolidada. Não é só porque a Colorado resolveu usar rapadura na sua ótima IPA que pronto!, inventamos um novo estilo. A coisa tem que ter adesão por parte de outros produtores, "pegar", se consolidar, e por fim obter um amplo reconhecimento não só nacional como também de fora. Nenhuma cerveja que tenha sido "inventada" por aqui, a meu ver, atende a estes requisitos...
Tempo para a criação da página:0.345 segundos