As duas coisas andam juntas. Tanto os ingredientes em si, a quantidade de cada e o processo de fabricação podem alterar em maior ou menor grau todas as características (aroma, sabor, corpo, cor...) de uma cerveja.
Falando de estilos, eles geralmente são muito mais uma questão cultural e mercadológica que outra coisa, muitos deles surgiram por que alguém disse que aquela cerveja era uma Porter, ou uma DIPA ou uma Quad e pegou. O que eu quero dizer com isso é que as vezes pouca coisa faz uma cerveja ser de um estilo diferente ou não, dependendo de quem faz a cerveja dizer que ela é.
Até hoje isso ainda não aconteceu no Brasil. Ninguém nunca pegou uma cerveja, mudou alguma coisinha, pequena ou grande, disse que agora ela tinha um novo nome e isso começou a ser imitado por outras cervejarias. Mas pode acontecer no futuro. Eu sei, por exemplo, que a Cervejaria Nacional fez a Brazilian IPA esses dias. Não sei o que tem de diferente de uma IPA normal, mas se outras cervejarias gostarem da ideia e tentarem fazer algo parecido e usarem o mesmo nome, daqui uns anos podemos ter várias BIPAs por ai, que vão ser parecidas com IPAs, mas vão ser outra coisa, vão ser um estilo nacional.