Falando Sério

Mais
16 anos 4 meses atrás - 16 anos 4 meses atrás #3237 por Leonardo Russo
Criado por Leonardo Russo no tópico Falando Sério
Assim, não que já não estejamos à sério falando sobre nossa tão querida breja, mas o que na opinião de vocês falta para o Brasil sair do espírito 'brahmeiro' e termos uma cultura cervejeira melhor?

Vejo - não sou expert, mas tenho direito a meu pitaco - que o Brasil tem uma forte influência na gastronomia, em qualquer restaurante que você vai, sempre tem uma carta de vinhos e nos bares/botecos falta algo do tipo.

Lógico, não to pedindo Fasanos da vida, mas sabe, que bares onde você paga uns 4,50 por um chope Brahma que é algo - na minha opinião, claro - meio ruim em termos de custo benefício e; ou é isso ou toma guaraná... acho que as coisas podiam melhorar.

Afinal, é assim difícil fazer uma breja boa? Digo, a Xingu pelo que dizem costumava ser uma boa breja, idem com a Cerpinha, mas é o axioma: "Só a Schin comprar que deu no que deu...". Por que essas cervejarias macros não fazem um produto de qualidade? Sairia assim caro?

É só um pensamento sóbrio.

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Ultima edição: 16 anos 4 meses atrás por Leonardo Russo. Razão: formatação
Mais
16 anos 4 meses atrás #3240 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Falando Sério
Leonardo, a Xingu é da FEMSA, não da Schin. FEMSA que, aliás, faz cervejas bem razoáveis dentro dos seus estilos, como a Kaiser Gold ou a Heineken. E mesmo a própria Xingu, que não me desagrada nem mesmo apesar dos recorrentes off-flavors. Claro que, antigamente, eu gostava mais da Xingu. Mas, antigamente, eu também era muito menos crítico em relação às cervejas que bebia. Será que foi a cerveja que realmente mudou tanto ou foi mais meu paladar?

E veja, a Schin comprou Eisenbahn e Baden Baden. Resultado? Três medalhas no European Beer Star desse ano, duas para a Eisenbahn (incluindo uma de ouro) e uma para a Baden Baden. E, o melhor: Eisenbahn saindo entre R$ 3,00 e R$ 3,50 na gôndola do supermercado. Falando sério? Acho que o panorama não é assim como vc está dizendo, não...

Não dá para imaginar que todo mundo vai magicamente começar a beber IPA, stout ou dark strong ale. Tem gente que já provou essas coisas e simplesmente não gosta, está procurando outros estilos. Não tem nada de errado nisso. E tem o quesito financeiro, que ainda é bem forte. Alta carga tributária, distribuição ainda em pequena escala (veja o que a Eisenbahn conseguiu em termos de preço aumentando sua produção e distribuição). Acho que as pessoas estão começando agora a perceber que existem diversas cervejas para diversos gostos. Acho que a tendência para o futuro é o mercado se diversificar cada vez mais. As American lagers jamais vão desaparecer, e acho que elas continuarão sempre abocanhando as maiores fatias do mercado. São baratas, neutras, desagradam pouca gente. Quando bem-feitas, bem-transportadas e bem-acondicionadas, são cervejas com baixo índice de rejeição.

A alta gastronomia ainda é completamente dominada pelos vinhos, e acho que isso continuará como uma tendência majoritária, porque os vinhos são mais caros, mais exclusivo e mais elitizados - que é exatamente o que uma parcela do mercado da alta gastronomia procura. Mas vejo potencial sério de expansão para as cervejas especiais nesse setor, e também num setor "intermediário", entre a baixa e a alta gastronomia. Acho que os ventos da mudança já estão soprando...

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
16 anos 4 meses atrás #3244 por NNMFKZTRKSJ - 13
Respondido por NNMFKZTRKSJ - 13 no tópico Re:Falando Sério
Sou usuário de outros fóruns sobre outros assuntos, e tenho visto na seção bate-papo ou em algum tópico do tipo "o que você está bebendo agora" a citação de cervejas diferenciadas cada vez mais frequente, e boa parte começa com uma Leffe ou Hoegaarden, ou uma de trigo como a Erdinger ou Franziskaner, mas sem abandonar as standards, acredito que estamos caminhando para uma realidade onde as pessoas em geral irão continuar nas macros, mas de vez em quando vão querer variar e provar coisas novas, é um processo lento, mas com o tempo acredito que iremos ter mais variedade e melhores preços nos bares e mercados.
Mais
16 anos 4 meses atrás #3247 por Ivan Sellegatto Gomes
Respondido por Ivan Sellegatto Gomes no tópico Re:Falando Sério
Concordo inteiramente com o alexandre, acho que o povão ta descobrindo agora as cervejas especiais/artesanais e anida vai se espandir muito ainda, com certeza teremos cada vez mais bares e restaurantes oferecendo cartas de cerveja tão boas quanto as de vinho, talvez demore um pouco mas a gente chega lá. ;)
Tempo para a criação da página:0.433 segundos