Luto Cervejeiro

Mais
14 anos 2 meses atrás #24539 por francisco mussi
Criado por francisco mussi no tópico Luto Cervejeiro
Não sei se estou postando no lugar certo, mas vamos lá.

Infelizmente perdemos no último domingo uma das figuras mais ilustres do Brasil no ramo cervejeiro, o Sr. Rupprecht Loeffler, da Cervejaria Canoinhense.

Acredito que poucos conhecem sobre sua história, sobre suas cervejas, que estamos falando do mestre cervejeiro mais antigo da nossa terra.

Tive o prazer e a honra de apertar a sua mão, e tomar ali mesmo ao seu lado na cervejaria, uma Nó de Pinho, enquanto batíamos um bom papo.

Ouvi muita gente falar mal, uma vez que seus produtos eram de um paladar complicado, em estilos bem inusitados e quase de criação própria. Diz a lenda que a levedura é a mesma desde o começo, sendo sempre propagada, o que dá uma característica singular e uma identidade prória a cada cerveja.

Sugiro que procurem na internet maiores informações e conheçam um pouco da história deste grande ser humano.

Um prost à sua memória e que vá com Deus.
Mais
14 anos 2 meses atrás #24542 por Weldo Kotani Yong
Respondido por Weldo Kotani Yong no tópico Re:Luto Cervejeiro
Sem dúvida, uma grande perda.
Como o Marcelo Carneiro da Cervejaria Colorado sugeriu num vídeo do Bytes and Beer, o Sr. Rupprecht Loeffler poderia dar nome a um premio cervejeiro, agora seria uma justa homenagem.
Mais
14 anos 2 meses atrás - 14 anos 2 meses atrás #24560 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Luto Cervejeiro
Bom, já havia comentado no referido tópico do BREJAS mas, por algum motivo alheio a minha vontade (e creio que à vontade do BREJAS também, ele não foi ao ar... ). De todo o modo, é realmente uma enorme perda. Falo como entusiasta de cervejas e também como historiador que sou. Assim como o Maurício, eu também tinha o sonho de conhecê-lo pessoalmente, mas ele se foi antes disso. Uma pena. Penso que as cervejas dele são o que chamamos de "hours-concours" ¹ e não devem ser julgadas de nenhuma forma (por seu ineditismo, coragem e pioneirismo). Ele merece um busto, uma homenagem, um prêmio, um estandarte etc...

Nem vou desejar que fique com Deus porque, pessoas como ele, já estão.

Apenas aplausos.

---

¹ : "hors concours" = uma frase francesa que significa fora de série, sem confrontação, nem dá pra confrontar. De tão grandioso nem pode entrar num concurso, remete ao incomparável, o que de tão esplêndido não há comparação.

---

Editando: Meu comentário apareceu sim.
Ultima edição: 14 anos 2 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira.
Mais
14 anos 2 meses atrás #24563 por francisco mussi
Respondido por francisco mussi no tópico Re:Luto Cervejeiro
Esqueci de comentar, que pelo menos temos uma boa notícia: recentemente foi realizado um curta metragem sobre a cervejaria, este se chama "Cerveja Falada", no qual imortalizou-se esta grande figura.

Procurem no Youtube que encontrarão alguns trechos.

Só para terem idéia do quão respeitado ele era, o Prefeito de Canoinhas decretou 03 dias de luto.
Mais
14 anos 2 meses atrás - 14 anos 2 meses atrás #24667 por Mauricio Beltramelli
Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:Luto Cervejeiro
Interessante a colocação do Mauro.

Sempre me perguntaram sobre as cervejas do "seu" Loeffler. E eu sempre respondi a mesma coisa: Me recuso a avaliar suas brejas. São mais que cervejas. São HISTÓRIA. E me sinto indigno de avaliar história.

Toda hora que penso no "seu" Loeffler me mortifico de não tê-lo conhecido pessoalmente. Ficou a mágoa de mim mesmo.
Ultima edição: 14 anos 2 meses atrás por Mauricio Beltramelli.
Tempo para a criação da página:0.366 segundos