Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Wals EAP 2015 - Hop Barley Wine

Mais
10 anos 3 meses atrás #60119 por Edson Marquezani Filho
Lá vou eu abrir mais um tópico de lançamento. =P

Estou tomando e em sério caso de amor com essa cerveja. Esse ano está bem diferente do ano passado e, pro meu gosto, infinitamente melhor.

Quase sem qualquer carbonatação, não sei por alguma falha no bottle conditioning, se por não ter repousado tempo suficiente, ou se por efeito da madeira mesmo. De qualquer maneira, pra mim só dá um charme a mais. (A barrel aged mais incrível que tomei até hoje foi a escocesa Dark Island, da Orkney, e era praticamente um vinho em termos de carbonatação.)

Uma das diferenças mais notáveis esse ano é o balanceamento amargor x dulçor. Inclusive, pelo prefixo "Hop" antes do nome do estilo, já dá pra se ter uma ideia. Muito mais balanceada, sem aquele dulçor excessivo de muitas do estilo. Certamente tem um dulçor residual bastante alto, mas a sensação enjoativa de melaço é muito menor, certamente pelo amargor. No final das contas, eu, que me incomodo bastante com o dulçor excessivo do estilo, achei muito saborosa. Muito complexa, bastante fruta vermelha, caramelo, toffee, fruta madura (banana), vinho do porto, côco queimado, excelente! Um tiquinho de adstringência da madeira no final. A presença da madeira, pra mim, é bem fundida no restante da cerveja, mas está lá, e de uma forma extremamente bem inserida, um pouco no aroma, também no paladar, mas nada em destaque. (Não há aquela pegada forte de côco do carvalho, por exemplo.) A cerveja em si é bastante suave, aquilo que em inglês os caras chama de "smooth", o que também me remete ao efeito da madeira e me faz lembrar de como o barril arredonda e suaviza aguardantes rascantes, como whisk(e)y. E são 13% de álcool imperceptíveis, mesmo em temperatura ambiente!

Eu tenho uma garrafa da 2014 (que não gostei tanto, tomei 2 vezes e achei muito doce) aqui e mais uma dessa safra pra fazer guarda e, quem sabe, fazer uma vertical (embora sejam cervejas diferentes) se a série continuar.

Acho que o Paulo acertou muito em trocar o estilo da primeira comemorativa dele (era uma Bohemian Lager, ou algo assim) pra esse, mais classudo, infinitamente mais durável, passível de se abrir uma garrafa daqui a uma década e, ainda, "safrável".

Recomendo fortemente aos colegas, e gostaria da opinião de vocês também.

Obs: o rótulo diz "maturada em barril de carvalho" na lateral, mas na frente diz "maturação: lascas de carvalho francês", fiquei na dúvida.
Tempo para a criação da página:0.331 segundos