Fermento após aberto pode ser guardado?

Mais
10 anos 9 meses atrás #53087 por Gustavo Silva
Olá!

Alguém saberia me dizer se eu poderia comprar um pacote de 11g de fermento, utilizar a metade para fazer 10L de cerveja e guardar a outra metade na geladeira por uns 30 dias e usá-lo para outra leva? O fermento após aberto se conserva normalmente e pode ser utilizado após os 30 dias estando refrigerado?
Mais
10 anos 9 meses atrás #53088 por André Defler Santos
Eu faço levas de 10 litros e mando um pacote de 11 g inteiro pra dentro... acho q a economia nao compensa se vc inicular um fermento sem viabilidade pode perder ate toda a leva...
Mais
9 anos 11 meses atrás #59094 por rodrigo savaris
Sei que este tópico é velhinho... mas eu estava procurando a resposta para a mesma pergunta na net e encontrei a seguinte resposta que talvez também possa ajudar:

"Já o fermento seco demanda menos cuidados. O transporte pode ser feito a temperatura ambiente, mas a conservação em longo prazo deve ser feita em ambiente refrigerado, que pode ser a porta da geladeira mesmo. Uma vez aberto, o fermento ainda pode ser conservado, mas por apenas 7 dias se for mantido a uma temperatura de 4°C."

Abç
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #59098 por Gustavo Silva
Então Rodrigo, na época eu fazia levas de 10L e realmente achava que economizar R$6,00 por brassagem com fermento seria bom, mas não é a melhor ideia.

O fermento dura vários dias na geladeira após aberto (se a embalagem estiver devidamente fechada), porém as características que ele deixará na cerveja serão diferentes das que deixaria quando estava novo e fechado. Ele vai fermentar sua cerveja, mas nada garante que ela ficará boa, que eliminará o diacetil e que aguentará transformar todo o açúcar em álcool (deixando sua cerveja mais doce que o planejado).

Resumindo: eu não reaproveitaria. Um pacote de levedura seco custa no máximo R$15,00. Não vale a pena correr o risco de ter uma cerveja ''estranha'' por alguns reais.
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo savaris
Mais
5 anos 9 meses atrás #67034 por Guido Otto
Costumo usar a metade, fecho bem e coloco na geladeira. Já usei até 1 mes depois sem problemas.
Tempo para a criação da página:0.379 segundos