Adjuntos

Mais
13 anos 5 meses atrás #28521 por João Marcello Bassaneze
Criado por João Marcello Bassaneze no tópico Adjuntos
Olá pessoal,

Gostaria de uma ajuda em relação a adjuntos, por favor... lendo receitas americanas fala-se muito em "flaked oats", "flaked maize" e "flaked barley".... bem, no Mercado Municipal aqui em Curitiba penso que eu encontre facilmente "aveia em flocos", "milho em flocos" e "cevada em flocos".... é simples assim ou esses termos em inglês significam algo diferente? por exemplo: aveia quacker é aveia em flocos.... dá pra usá-la na brassagem? o cornflakes do café da manhã é floco de milho.... dá pra usar também?

desde já agradeço pela ajuda...

João Marcello
Mais
13 anos 5 meses atrás #28522 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Adjuntos
João, eu na minha leiguice imagino que toda fonte de amido quebrável em açúcar fermentável, ou o próprio, serve como adjunto para produção de álcool e CO² na fermentação. Aveia Quaker? Cornflakes? São produtos processados e que devem conter várias outras substâncias, além de possíveis conservantes, acho que você não deveria usar isso...
Mais
13 anos 5 meses atrás #28532 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:Adjuntos
Pode mandar ver na aveia quaker sem problemas.

Não conheço ninguém que tenha feito cerveja com corn flakes, mas tenta aí e conte pra gente :)
Mais
13 anos 5 meses atrás #28538 por MARCELO RICARDO MONICH
Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Adjuntos
Aveia Quaker já utilizei também mas em pequena quantidade na receita.
Abraços.
Mais
13 anos 5 meses atrás #28539 por João Marcello Bassaneze
Respondido por João Marcello Bassaneze no tópico Re:Adjuntos
Caros, grato pelas respostas... a dúvida começou porque estava pensando numa cream ale, sendo que tudo que é receita da mesma em inglês pede o tal "flaked maize".... a partir disso fui lendo também sobre os demais "flakeds"... por "flaked oats" vi que dá pra usar sim "aveia quaker", mas o cornflakes do café da manhã não tem nada a ver com o "flaked maize", segundo o que li.... não dá pra substituir

uma opção pra chegar no "flaked maize" é fazer um processo que se chama "cereal mash" (alguém já fez?). pelo que entendi, você pega fubá ou canjiquinha, faz uma mini-brassagem com isso e aí você tem o tal do floco de milho "gelatinizado", que é o que precisa para uma cream ale...

outra opção, se alguém puder ajudar, seria um substituto para o flaked maize, cuja função é retirar um pouco do sabor maltado da cerveja, que é efetivamente o que ocorre numa cream ale... mas desconheço qualquer ingrediente que cumpra essa função....

vejam como a vida dos americanos é muito mais fácil... no site da morebeer tem todos esses flakeds, baratinhos, baratinhos, prontos pra uso.... e com frete grátis pra todo o território americano... fora vários outros produtos, como os fermentos líquidos...

por fim, a cream ale pede açucar quando da fervura.... como que se usa acúcar na fervura, seja cream ale, sweet stout (será minha próxima) ou qualquer outra que pede açúcar? já no início da fervura ou tem de esperar um pouco mais, tipo 15, 20 minutos antes do fim?

Abs.

João Marcello
Mais
13 anos 5 meses atrás #28577 por Gabriel Delong MIttelbach
Respondido por Gabriel Delong MIttelbach no tópico Re:Adjuntos
Olha João Marcello,

Quanto ao flaked maize nao sei dizer, mas em Oatmeal Stouts e outras cervejas que vai aveia, pode ser sim aveia quaquer porém a aveia encontrada em casas de produtos naturais é melhor...

Cuidado na substituição, se o flaked maize for uma espécie de milho é uma fonte de amido enquanto a aveia é rica em proteína!

Já o açúcar depende do estilo da cerveja e pode ser colocado em qualquer instante... recomenda-se pelo menos 10 min de fervura para esterilização... se for uma cerveja escura vc pode adicionar no início da fervura caramelizando um pouco o açúcar e acrescentando cor e sabores adicionais a sua cerveja...
Tempo para a criação da página:0.358 segundos