A agua utilizada interfere no sabor final???

Mais
15 anos 2 meses atrás #2026 por Anderson Martins
Já não é de hoje que tenho uma duvida que é um tanto técnica e por isso resolvi postar aqui para ver se alguém com mais conhecimento que eu pode me esclarecer.

É possivel a agua da localidade interferir no sabor da cerveja?

Já li em varios lugares “Brahmeiros” dizendo que cerveja boa é a feita em Agudos, etc, etc, como também já vi marketing de cervejaria dizendo que chegaram a aquele resultado por que a cervejaria utiliza a “pura agua das montanhas” bla, bla, bla....., sei que é papo de quem não tem embasamento técnico e por isso resolvi perguntar a vocês.

Existem artificios para se “corrigir” a agua e chegar ao mesmo produto final independentemente de onde a planta da cervejaria esteja situada?

É possivel identificar sensorialmente a diferença de uma cerveja produzida em Jaguariuna e outra em Agudos (como muitos Brahmeiros dizem aos 4 ventos)????
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luiz Marques
Mais
15 anos 2 meses atrás #2027 por Fábio Mezzomo
Claro que existe água com componentes especificos que são melhores para determinados estilos, mas com o aparato que as cervejarias possuem hoje em dia, não há diferença entre as localidades, o que pode interferir é o deslocamento, acondicionamento entre outros fatores.
Na entrevista do Adriano Schincariol ( www.brejas.com.br/cervejas/index.php?opt...view&catid=5&id=1964 ) ele comenta sobre isto também.

Me corrigam se estiver errado, mas é este o caminho, correto?
Mais
15 anos 2 meses atrás #2028 por Alexandre Bamberg
Concordo com o Fábio, atualmente as grandes cervejarias conseguem tratar a água e deixa-la com a composição fisico-química que as convém, porém acredito que haja diferença de mesma marca produzida em fábrica diferente, mas não pela água, mas sim, pelos equipamentos, adjuntos podem ser diferentes, transporte, etc.
que mais estraga uma cerveja comercial é o ponto de vende, pois ela atinge lugares onde o dono do pdv talvez não tenha conhecimento de como armazena-la, problema este que de certa forma para nós artesanais não é tão grave, pois normalmente quem opta por trabalhar com produtos especiais ja sabe um pouco de como cuidá-lo.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 2 meses atrás #2030 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:A agua utilizada interfere no sabor final???
Quando estive em visita a AmBev levantaram essa questão, segundo o mestre cervejeiro que palestrava hoje em dia isso não existe mais, pelo menos na AmBev (e/ou nas grandes cervejarias). No caso da AmBev "utilizamos tecnologia de última geração para o tratamento da água, assim uma Skol produzida aqui tem a mesma água de uma Skol produzida em qualquer outra fábrica do Brasil."
Mais
11 anos 1 semana atrás #51624 por Luiz Marques
Há sim como tornar a água o mais homogênea possível. Esse processo é feito através de produtos químicos que acertam os parâmetros da água, deixando-os próximo do desejável pelo mestre cervejeiro.

Lembro que há estações de tratamento de água e esgoto que pegam águas poluídas e as tornam potáveis.

Qualquer outra dúvida, por favor não hesite em nos contatar.

Abraço

Luiz Marques
Pro Analysi Laboratórios
www.proanalysi.com.br
Mais
9 anos 9 meses atrás #60690 por Matheus Dornelas Jaretta
Ressuscitando o tópico aqui..

Qual água me indicam para usar:

- Água mineral comprada.

- Água pura de nascente que foi feita a análise e esta apta para consumo, apenas aplico um pouco de cloro que é exigido pela vigilância sanitária municipal, pois essa água é usada em uma indústria de alimentos.
Tempo para a criação da página:0.389 segundos