Harmonização

3º Pratos e Brejas

Mais
15 anos 5 meses atrás #953 por Alexandre Almeida Marcussi
Um pouco atrasado, resolvi deixar aqui minhas impressões completas sobre o 3º Pratos e Brejas, comentando todas as harmonizações. Vamos lá:

Entrada: salada verde com camarões, harmonizada com Falke Weiss. Acho bem difícil harmonizar saladas de folhas e cervejas devido à acidez de ambas. Nem sempre a harmonização por semelhança é boa nesse caso. Mas a escolha da cerveja foi boa, porque a Falke é uma cerveja de trigo bem maltada, sem acidez excessiva. E eu pensei notar um sutil condimentado na cerveja que casou com a mostarda do molho da salada. Eu incrementaria a salada com outras coisas além das folhas para dar mais equilíbrio, não sei.

Prato principal: medalhões de filé mignon com pimenta verde guarnecidos com batatas com queijo gratinadas, harmonizados com Falke Estrada Real IPA. Para mim, está foi a harmonização mais perfeita do almoço. A cerveja tem intensidade e rusticidade suficiente para brigar com o filé, lúpulo o bastante para cortar o forte apimentado, e as notas torradas do malte casaram com perfeição com as batatas e o queijo gratinado. A harmonização explorou os principais aspectos de uma cerveja complexa e cheia de nuances. Parabéns aos idealizadores do cardápio.

Sobremesa: cheesecake de queijo brie com calda de damascos, harmonizado com Falke Tripel Monasterium. Tinha altas expectativas para esta harmonização, tanto por causa da cerveja (que eu nunca tinha provado) quando por causa da sobremesa. Mas o resultado não foi tão incrível como o anterior. O brie é suave e acabou aparecendo pouco no cheesecake, apesar de ter sido o elemento que mais adicionou ao conjunto para gerar uma sensação diferente na combinação com os cítricos da cerveja. A combinação da massa com os maltes da cerveja foram um "ganho adicional" feliz, ainda que secundário. Mas achei que os damascos acabaram desaparecendo diante da intensidade cítrica da Monasterium.

Despedida: chocolate amargo Toblerone harmonizado com Falke Ouro Preto. Uma combinaçao por semelhança simples e prazerosa, mas achei que deveria vir um chocolate mais amargo, em menor quantidade. A doçura e intensidade do Toblerone, ainda mais porque ele foi consumido em quantidade, acabaram ofuscando um pouco a Ouro Preto. Mas, também, meu paladar já não estava mais uma maravilha a essa altura do campeonato!

No geral, foi um cardápio muito interessante, e proporcionou uma tarde de experiências para guardar na memória! A 4ªedição promete ainda mais surpresas!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.339 segundos