Harmonização

Qual estilo de breja harmoniza com pizza 4 queijos

Mais
13 anos 8 meses atrás #39718 por João Luis Ferreira da Costa
Tô a fim de comer uma pizza 4 queijos hoje (minha favorita)
Tenho algumas brejas em casa de estilos diferentes.
Mais ou menos tenho ideia do que seria bacana pra harmonizar.
Porém queria uma ideia, talvez de quem já fez este tipo de harmonização.

Qual estilo de breja seria mais interessante para harmonizar com este prato ???

Obrigado
Mais
13 anos 8 meses atrás - 13 anos 8 meses atrás #39719 por Gil Lebre Abbade Franco

João Luis Ferreira da Costa escreveu: Tô a fim de comer uma pizza 4 queijos hoje (minha favorita)
Tenho algumas brejas em casa de estilos diferentes.
Mais ou menos tenho ideia do que seria bacana pra harmonizar.
Porém queria uma ideia, talvez de quem já fez este tipo de harmonização.

Qual estilo de breja seria mais interessante para harmonizar com este prato ???

Obrigado

eu nunca testei essa harmonização, mas arriscaria uma Pale Ale ou IPA, seja da escola inglesa ou americana, com o álcool e amargor mais elevados funcionando para cortar a gordura dos queijos e o dulçor de caramelo poderia entrar dando um bom contraste no conjunto predominantemente salgado

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Ultima edição: 13 anos 8 meses atrás por Gil Lebre Abbade Franco.
Mais
13 anos 8 meses atrás #39720 por Renato .
Para cortar a gordura e o sal da pizza cervejas mai lupuladas seriam legais.

Ipa Bitter ESB

Não foge muito do que o Gil falou =]=]=]
Mais
13 anos 8 meses atrás #39724 por João Luis Ferreira da Costa
Valeu Gil !

Valeu Renato !

Obrigado pela confirmação ;)
Mais
13 anos 8 meses atrás - 13 anos 8 meses atrás #39729 por Paul K
Depende um pouco dos queijos mas acho que não tem como não dar certo com essa:

Ultima edição: 13 anos 8 meses atrás por Paul K. Razão: Imagem não carregou
Mais
13 anos 8 meses atrás #39734 por Alexandre Almeida Marcussi
Tem várias opções que poderiam dar certo aqui. O prato tem gordura nas alturas, então você precisa de uma combinação dos seguintes fatores de corte: álcool, amargor e carbonatação. Doçura vem a calhar para criar contraste com a forte sensação salgada da pizza. Além disso, você encontrará os sabores terrosos/mofados do gorgonzola (que podem facilmente sobrepujar os outros queijos) e os sabores defumados do provolone, que pedem sabores igualmente intensos.

IPAs, especialmente aquelas um pouco mais alcoólicas, são uma combinação clássica para gorgonzola e podem funcionar nesse prato. Mas, nesse caso, eu faço uma ressalva: eu tendo a achar que IPAs inglesas funcionam bem melhor do que as americanas, por conta dos sabores terrosos dos lúpulos ingleses em harmonia com o terroso do gorgonzola (os sabores cítricos dos americanos acabam criando desarmonia, para o meu gosto).

Barleywines também funcionam incrivelmente com queijos intensos, e vão combinar bem com o parmesão e com o gorgonzola da pizza. O álcool corta a gordura, a doçura e as frutas contrastam admiravelmente com o sal, e você ainda tem semelhança nos tons terrosos. Algumas Belgian dark strong ales, especialmente as trapistas (um pouco mais lupuladas) também funcionam bem aqui. Mas nunca testei com uma pizza.

Rauchbiere irão tender a harmonizar melhor com o provolone da pizza, também um pouco com o parmesão. Mas pegue um rótulo bem pesadão no defumado (como a Schlenkerla sugerida pelo Paul), senão a cerveja vai desaparecer no meio de tanta gordura.

E aí, você usou qual? Deu certo?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.458 segundos