Jornal Hoje-Série de Reportagens: República Tcheca

Mais
14 anos 3 semanas atrás #34087 por Gil Lebre Abbade Franco
No Jornal Hoje, da TV Globo, na parte de Série de Reportagens que estão fazendo sobre a República Tcheca, o assunto de hoje foi a origem do estilo Pilsen.
Assim que sair o video ou quem o tiver poste aqui.
Vi a reportagem na hora do almoço e minha impressão foi que matérias cervejeiras são sempre bem-vindas e foi interessante ver detalhes da fábrica da Pilsner Urquell, mas a matéria estava cheia de equívocos. A começar pelo Evaristo Macedo, informando que o estilo é o semelhantes às nossas cervejas do dia-a-dia, quando na verdade elas não são as originais Pilsens tchecas, mas do americano estilo SAL (Standart American Lager). A repórter errou ao mostrar o malte, quando na verdade mostrava uma saca de lúpulos. Informaram que lá eles não bebem tão geladas, ok, mas é uma informação desencontrada, pois dá a idéia que o fazem por lá a temperatura ser mais fria que no Brasil tropical, quando a verdade é que bebemos as nossas congeladas e insípidas, a fim de serem mascarados aromas/sabores intragáveis se não tão geladas. E ainda terminou a reportagem com o horroroso half and half, metade cerveja clara, metade escura. Na certa após a matéria o bartender foi exonerado do cargo e linchado em praça pública, no mínimo!

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
14 anos 3 semanas atrás #34095 por Renato .
Eu vi tb Gil

Isso sem dizer que ela citou como ingrediente de cerveja água, malte e levedura.

Bem fraca a reportagem mas é melhor que nada.
Mais
14 anos 3 semanas atrás #34153 por Gustavo Guedes
Eu vi e até que achei legalzinha.

Temos que levar em conta que os caras são bem leigos, não dá pra querer que saibam tudo certinho. só o fato de dar espaço para a história da cerveja em rede nacional já é lovável pra mim.

Gil, o cara falou " estilo semelhante às nossas cervejas" . De fato, Pilsener e SAL são duas coisas diferentes, mas não deixam de ser semelhantes.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
14 anos 2 semanas atrás #34208 por Gil Lebre Abbade Franco
realmente, em algumas coisas a reportagem foi válida: em falar sobre cervejas, em expôr a origem do estilo Pilsner, ao mostrar detalhes da fábrica da Pilsner Urquell

mas também teve muita desinformação, a meu ver até mais, do que informação mesmo

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
14 anos 2 semanas atrás #34211 por Saulo Campolina
Ano passado dei uma entrevista para a afiliada da rede globo aqui na minha cidade, conversei com o diretor deles e a visão hoje da rede globo é atingir a camada C da sociedade.

O cara me mostrou uma brochura enorme de pesquisa de mercado que fizeram e a visão da globo hj é que cada vez mais pessoas estão com capital adquirindo coisas, com grande capacidade de consumo e interesse em conhecer melhor o que se consome, mas a visão da Globo é que o conhecimento dessa nova classe é pouco e exige um linguajar mais simples e leve para que consigam transmitir a mensagem q querem.

Pq relatei isso? Pq vcs poderão notar exatamente esse tratamento nessa reportagem ( q é o que estranhamos pela simplicidade e superficialidade que tratam os assuntos) e em várias outras que estão fazendo. Segundo o cara me disse a Globo em 2011 iniciou uma mudança completa de posicionamento, voltado para esse público, principalmente jornal do meio dia, horário q segundo a pesquisa a classe C mais assiste.

Basta vcs verem um dia aquele programa do meio da manhã com a Mariana Ferrão a forma de passar a mensagem é muito simples.
Mais
14 anos 1 semana atrás #34616 por Marcelo Schwam
No domingo passado reprisou no globo rural a reportagem sobre o queijo e cerveja Chimay. Muito interessante!!!
Tempo para a criação da página:0.361 segundos