Muita borra no fundo da garrafa

Mais
9 anos 3 meses atrás #63647 por Maicon Porto e Silva
Boa tarde Senhores,
Sou totalmente novo no fórum (e também no ramo de cervejas artesanais)....

Há quase 1 mês, eu e meu cunhado iniciamos na produção de cervejas artesanais... Meu cunhado já fazia a própria cerveja artesanal há um tempo, mas apenas para consumo próprio.... Agora estamos fazendo para vender e levantar fundos....

No final de Outubro.... fizemos nossa primeira leva de cerveja....

Deixamos ela na fermentação por 7 dias.... e depois engarrafamos e estamos deixando maturar na garrafa por 1 mês (que se completa em 25/11)

Acontece que agora, menos de 10 dias para fechar 1 mês de maturação.... percebi que há muita borra no fundo das garrafas.

Não tenho dúvidas de que a cerveja vá estar com sabor agradável....
Mas queria saber dos caros amigos.... se há algo que eu possa fazer para salvar este lote de cervejas, e assim, conseguir comercializá-las....
Ou teremos de beber tudo, nós mesmos ?????
Mais
9 anos 3 meses atrás #63651 por André Rodrigues
Olá Maicon,
seja bem vindo ao fórum.

Não consigo imaginar uma forma de tirar essa borra. Abrir todas as garrafas, despejar em um balde/panela/recipientequalquer e depois engarrafar de novo, não me parece uma ideia muito boa.

Qual estilo fizeram? Ficou realmente impraticável com ela?

Abraços
Mais
9 anos 3 meses atrás #63653 por Maicon Porto e Silva
Boa noite André....

Fizemos 3 tipos.... Blond Ale, Honey Ale e Dunkel....

Cheguei à ver na internet algumas pessoas que utilizaram do processo de "remuage".... semelhante ao que acontece na produção de espumantes, mas não sei se seria seguro fazer isso.

Em algumas garrafas.... a quantidade de borra é significativa. Creio sinceramente que o sabor vá estar agradável de todas elas.... Mas o aspecto visual da presença de todas esta borra, pode atrapalhar um pouco a venda da cerveja....

Realmente não sei o que vamos fazer....
Tempo para a criação da página:0.361 segundos