Fermentação muito rápida

Mais
9 anos 7 meses atrás #62377 por Régis Barros
Olá pessoal,
Sou cervejeiro de primeira viagem, adquiri meu kit e sexta-feira (17/07/15) iniciei o processo de produção de uma American Pale Ale. Bom segui todos os passos, algumas lambanças ocorreram na cozinha, mas acredito que deu tudo certo. Minhas dúvidas são as seguintes:

1- Logo que joguei o fermento no balde e tampei (aparentemente bem tampado) já senti uma pressão de ar querendo sair do air lock, até aí beleza, isso era umas 23h. Fui dormir e quando acordei o AirLock já estava borbulhando no ritmo de 1 bolha por segundo ou a cada 2 segundos. Sábado fui viajar e retornei domingo a noite, a atividade do Airlock estava muito baixa, contem 5 bolhas em 1 minuto. Hoje a atividade estava mais baixa ainda, quase nada de bolhas, então decidi medir a densidade. Retirei uma amostra e deu 1,015, ou seja, caiu de 1,045 para 1,015 em apenas umas 60 horas (2 dias e meio). Será que isso é normal, está dentro dos conformes? Como proceder nesta etapa se o mosto já foi fermentado?

2- Tenho que deixar por mais quantos dias no fermentador?

3- No processo da troca de balde para a maturação o risco de contaminação é maior? O que é mais recomendado: maturar dentro do fermentador ou transferir para outro balde?

4- Notei que o mosto ficou bem turvo mesmo, será que clareia um pouco mais? Talvez tenha ocorrido um problema na bomba que faz a recirculação, ajustei ela somente no final do processo.

5- Experimentei o que sobrou na proveta, achei o sabor magnifico, acho que estou no caminho certo. Minha esposa achou um pouco amargo, tem como ir refinando o sabor?

Bom, queria algumas dicas nesta fase em que estou.
Obrigado.
Tempo para a criação da página:0.354 segundos