Lager - Tempo de Fermentação

Mais
9 anos 8 meses atrás - 9 anos 8 meses atrás #60832 por Paulo Mota
Boa tarde!

A pouco resolvi fazer minha primeira cerveja e, depois de ler alguns fóruns e livros, resolvi partir pelo básico do básico: Produção utilizando kit de extrato de malte lupolado.

Adquiri um kit de Premium Lager (IBU: 18/27 / Cor: <9 / Densidade final: 1004-6 - Dados do fabricante do kit) para a produção de 20L.
Abaixo estão os ingredientes que utilizei no preparo da solução a fermentar:

1 lata de kit para preparo de até 23L;
20L de água mineral;
1kg de açúcar cristal;
1 pequeno pacote de leveduras que veio junto a kit.

A solução resultante eu aloquei em um fermentador tipo bombona de 20L que esta em temperatura controlada (11ºC).
A fermentação começou 7 horas após o preparo e ainda continua.

Daí minha dúvida, pelo que tenho visto nos fóruns e nos livros, o tempo médio de fermentação de lager é 15 dias e a minha já esta com 21 dias e o airlock continua borbulhando. Isso é normal? Alguém já produziu uma lager que levou mais de 21 dias para fermentar?

Um pouto interessante: Por volta do décimo quinto dia as bolhas do airlock diminuíram bastante, achei até que em mais uns dois dias eu já poderia iniciar a maturação (após checar a densidade, claro), mas, daí as bolhas no airlock se intensificaram.

Resumo da história, estou meio perdido aqui galera. Agradeço se puderem compartilhar a experiência de vocês.

Abraço.
Ultima edição: 9 anos 8 meses atrás por Paulo Mota.
Mais
9 anos 7 meses atrás #60833 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Lager - Tempo de Fermentação
Isso é normal acontecer. Eu sempre meço a densidade uma vez por dia para ir acompanhando a evolução da fermentação, é a melhor maneira de saber como ela está indo e de verificar o término da mesma.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paulo Mota
Mais
9 anos 7 meses atrás #60847 por Fernando Dotta

Gustavo Silva escreveu: Isso é normal acontecer. Eu sempre meço a densidade uma vez por dia para ir acompanhando a evolução da fermentação, é a melhor maneira de saber como ela está indo e de verificar o término da mesma.

So completndo a resposta do Gustavo... Isso geralmente acontece por causa da carbonatação gerada pela fermentação que ainda esta sendo liberada mesmo após o fim da ferentação. O tempo de liberação deste gas varia muito com o tipo da cerveja, teor alcoolico, temperatura, etc.

O melhor é medir a densidade e ver quando ela não muda mais por uns 2 dias. Eu nunca fiz uma larger, mas as minhas ales eu costumo iniciar asa medidas de densidade apartir do 4 ou 5 dia de fermentação.

[] dotta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paulo Mota
Tempo para a criação da página:0.370 segundos