IPA com residuo no fundo da garrafa

Mais
10 anos 3 semanas atrás #59422 por EDUARDO CORREIA
ola pessoal,alguem ja passou por esta situaçao,durante a maturação da minha IPA fiz a clarificaçao com gelatina tudo normal, fiz o priming e depois de 8 dias fui tomar a breja e para minha surpresa ficou com residuo esbranquiçado no fundo da garrafa,isto è normal ja aconteceu com alguem?
Mais
10 anos 3 semanas atrás #59424 por Gustavo Silva
Toda as garrafas ficaram assim? Se for só algumas provavelmente seja uma parte do fermento que foi levado junto.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #59425 por EDUARDO CORREIA
ola, todas ficaram com residuo no fundo,estou desconfiado que subiu uma parte do trub no auto sifão e não percebi,mas nunca aconteceu isto só agora com a gelatina.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #59426 por Excluido Excluido
Fazendo refermentação na garrafa sempre vai ficar um pouco de fermento no fundo, não tem jeito, fazer um cold crash no final da maturação pode ajudar a levar um pouco menos de levedura pra garrafa, mas sempre vai ter, o ideal é servir e deixar um pouquinho no fundo mesmo se nao quiser servir o fermento junto, ele vai deixar a cerveja mais turva e pode alterar um pouco o aroma e sabor..
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: EDUARDO CORREIA
Mais
10 anos 3 semanas atrás - 10 anos 3 semanas atrás #59436 por Fernando Pires
Como Bruno respondeu, sim, é normal ter resíduos no fundo da garrafa fazendo o primming.

No primming, o fermento que ainda está na cerveja após a maturação "come" o açúcar do primming, gerando os resíduos desta refermentação.
Não adianta usar gelatina ou qualquer outro meio de clarificação, fazendo primming, os resíduos estarão lá em menor ou maior quantidade.
Mas eles alteram muito pouco o sabor (alguns acham que pra melhor), o que incomoda mais é na clarificação, pois se colocado no copo junto com a cerveja, ele a turva bastante, dando um aspecto feio (muitos não se importam, pois eles são ricos em vitamina B :lol: ).
Caso não queira esses resíduos no copo, você pode adquirir um equipamento para carbonatação forçada (barril, cilindro de co², manômetro e enchedor de contra-fluxo) ou gelar a garrafa em pé e ao colocá-la no copo, evitar o líquido do fundo que contém os resíduos.

Espero ter ajudado, abraços.
Ultima edição: 10 anos 3 semanas atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: EDUARDO CORREIA
Mais
10 anos 3 semanas atrás #59439 por EDUARDO CORREIA
ola,entao estou desconfiado da gelatina por não ser de boa qualidade(DIA%)era o que tinha proximo,mas na proxima leva vou tentar de novo com uma de boa qualidade para tirar a duvida,pois como disse antes nunca aconteceu de ficar assim,depois da fermentação faço a transfega pro maturador e fica 15 dias a 2°,grato pela ajuda.
Tempo para a criação da página:0.416 segundos