Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Mais
9 anos 11 meses atrás #58695 por sergio domingues
ola pessoal,

Sou novo no forum novo em tudo que se refere a fabricaçao de cerveja.

Gostaria de fazer uma cerveja de trigo mas fico meio perdido pois na net cada um faz de um jeito diferente.

tenho algumas duvidas e gostaria muito de que alguem pudesse me ajudar.

se alguem pudesse passar um passo a passo mega detalhado seria de muita ajuda pra mim, pois as receitas que encontro sempre falta alguma coisa

Na brassagem e fervura acho que entendi, nao tem muito segredo o problema é depois.

1) o whirlpool deve ser feito antes ou depois de resfriar o mosto?

2) para uma cerveja tipo weiss posso deixar fermentar em temperatura hambiente (25 graus)?

3) depois tem a necessidade de deixar maturando? por quantos dias? e como faz a maturaçao? tem que transferir para outro balde?

Desculpem tantas perguntas

abraço a todos

obs: se tiver alguem da regiao de Jau, Bauru, Araraquara, e Sao Carlos que quiser me convidar pra ajudar e ver fazendo eu adoria
Mais
9 anos 11 meses atrás #58697 por Pedro Fraga
Sérgio,

1) eu faço depois do mosto esfriar, porque meu chiller de imersão atrapalha o processo. Tem que sanitizar a pá/colher extremamente bem, para não ter contaminação.

2) Não recomendo, 25 já é bem acima da faixa dos fermentos weiss. Eu acho que qualquer coisa acima de 20 já produz um bananal exagerado para mim. 25 é muito fora da curva para fermento, eu só usaria essa temperatura em Saison e jamais como temperatura inicial.

3) Weiss não precisa maturar muito. Eu fermento 5 dias, transfiro para fazer purga (tem quem ache que não é necessário), mais 5 dias na mesma faixa de temperatura, transfiro e maturo mais uns 10-15 dias, reduzindo a temperatura.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio domingues
Mais
9 anos 11 meses atrás #58698 por Gustavo Silva
Sérgio, você vai encontrar na internet diversas maneiras de realizar cada etapa da produção e deve analisar qual a mais adequada ao seu equipamento, e talvez a que dê um melhor resultado levando em conta o trabalho para realizá-la.

Mas vamos às dúvidas:

1) Eu prefiro resfriar o mosto (com chiller de alumínio) e depois fazer o whirlpool. Acho mais prático.

2) Claro que o recomendado é na faixa de 18°C a 20°C, mas na falta de opção 25°C serve também. O que vai mudar é o aumento das sensações frutadas na cerveja. No caso da weiss, banana.

3) A maturação é uma etapa essencial na produção. No caso da weiss não são necessários tantos dias. Um dos fatores mais lógicos é o estilo pedir uma cerveja com alta turbidez. Após a fermentação eu normalmente deixo de 5 a 7 dias numa temperatura de 4°C e já engarrafo. Mas eu já prefiro não realizar nenhuma troca de balde. Após o término da fermentação o balde vai direto pra geladeira e fica lá pelo tempo destinado à maturação. Após retiro a cerveja pela válvula diretamente nas garrafas.
Mais
9 anos 11 meses atrás - 9 anos 11 meses atrás #58699 por lucas wenzel
ola Ségio, vou te falar aqui oque faço e da certo.

1)Whirpool faço antes do resfriamento, e espero uns 15 mins pra começar a bombear e uso um trocador de placas entre a bomba e as bombonas. (Como será feito o resfriamento?).

2)Eu fermento em torno de 24º de 7 a 10 dias (depende da leva), rende uma cerveja excelente.

3) Maturação faço a 6,5º em cãmara fria, depois de 5 dias e carbonatada é servida, sai +/- 1 litros de sedimento na chopeira, mas fica de boa depois , no caso da garrafa é aceitável o sedimento e como é weiss eu misturo ele no ultimo copo =D
Ultima edição: 9 anos 11 meses atrás por lucas wenzel.
Tempo para a criação da página:0.379 segundos