Ajuda para um novato (cerveja de trigo)

Mais
9 anos 11 meses atrás #58695 por sergio domingues
ola pessoal,

Sou novo no forum novo em tudo que se refere a fabricaçao de cerveja.

Gostaria de fazer uma cerveja de trigo mas fico meio perdido pois na net cada um faz de um jeito diferente.

tenho algumas duvidas e gostaria muito de que alguem pudesse me ajudar.

se alguem pudesse passar um passo a passo mega detalhado seria de muita ajuda pra mim, pois as receitas que encontro sempre falta alguma coisa

Na brassagem e fervura acho que entendi, nao tem muito segredo o problema é depois.

1) o whirlpool deve ser feito antes ou depois de resfriar o mosto?

2) para uma cerveja tipo weiss posso deixar fermentar em temperatura hambiente (25 graus)?

3) depois tem a necessidade de deixar maturando? por quantos dias? e como faz a maturaçao? tem que transferir para outro balde?

Desculpem tantas perguntas

abraço a todos

obs: se tiver alguem da regiao de Jau, Bauru, Araraquara, e Sao Carlos que quiser me convidar pra ajudar e ver fazendo eu adoria
Mais
9 anos 11 meses atrás #58697 por Pedro Fraga
Sérgio,

1) eu faço depois do mosto esfriar, porque meu chiller de imersão atrapalha o processo. Tem que sanitizar a pá/colher extremamente bem, para não ter contaminação.

2) Não recomendo, 25 já é bem acima da faixa dos fermentos weiss. Eu acho que qualquer coisa acima de 20 já produz um bananal exagerado para mim. 25 é muito fora da curva para fermento, eu só usaria essa temperatura em Saison e jamais como temperatura inicial.

3) Weiss não precisa maturar muito. Eu fermento 5 dias, transfiro para fazer purga (tem quem ache que não é necessário), mais 5 dias na mesma faixa de temperatura, transfiro e maturo mais uns 10-15 dias, reduzindo a temperatura.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio domingues
Mais
9 anos 11 meses atrás #58698 por Gustavo Silva