Tempo de preparação de STARTER

Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #57971 por Daniel Penna
Olá pessoal!

Meu nome é Daniel e,após muito estudo, resolvi botar a mão na massa e fazer minha primeira cerveja em casa! Tentei uma Tripel logo!

Situação: no calor do RJ, preparei um starter de 2L usando S-33 e extrato de malte pilsen da Briess, com agitação magnética, e só adicionei ao mosto para fermentar um pouco antes de completar 30h de vida do starter.

Minha pergunta, basciamente, é: fiz cagada com o tempo do starter? Se sim, numa escala de 0 a 10, qual o nível da besteira?

Minha brassagem resultou em aproximadamente 45L de mosto com OG de mais ou menos 1.070 e, menos de 24h depois de inocular o starter, a OG já havia diminuído (o que acredito que indique que tá rolando fermentação), mas esqueci de anotar o valor hahahah!

Esses 45L estão em dois baldes fermentadores, numa geladeira com termostato regulado para 20 graus Celsius na parede de um dos baldes (estimo que chegue a uns 23 graus Celsius lá dentro da mistura).

Em tempo: ia fazer 4L de starter, em dois erlenmeyers, só que um deles quebrou, daí só pude usar dois litros mesmo!

Obrigado gente!!
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por Daniel Penna. Razão: Mal galera, era S-33 e não S-03!
Mais
10 anos 4 meses atrás #57975 por Gustavo Silva
Daniel, acredito que 2L de starter seja muita coisa. Eu fiz somente uma vez e coloquei um sachê de fermento pra 150mL de água e 50mL de mosto (brassagem de 20L).

Mas sinceramente, digo por experiência própria, starter é desnecessário em brassagens de até 50L. Somente a partir disso é que começa a ter alguma vantagem.

Eu faço normalmente 20L por produção e adiciono a levedura diretamente no balde, sem starter, e após umas 2h~3h já começa a borbulhar. Já tive cervejas que começou em 15 minutos. Claro que o fermento precisa estar novo e bem cuidado pra ter esse resultado, mas já usei muito fermento que ficou fora da geladeira por um tempo e funcionou normalmente.
Mais
10 anos 4 meses atrás #57977 por Daniel Penna
Gustavo, primeiramente obrigado pela resposta!

Então, fiz o starter para que o número de células de levedura acelerasse um pouco os processos de fermentação/maturação, já que pretendia fazer entre 6 e 7 dias de fermentação e 7 a 10 dias de maturação pra aí sim engarrafar fazendo o primming.

Meu medo é, como a temperatura no Rio tava quente pra caramba durante o processo de produção do starter, as fases da levedura terem passado muito rápido (adaptação ao meio, fase exponencial, etc).

Além do fato de ter ficado mais de 24h à temperatura ambiente, pois a brassagem acabou atrasando por vários motivos...
Tá fermentando na casa de um amigo, ontem não tinha borbulhado visivelmente, daí minha preocupação.
Vou perguntar pra ele como tá a situação hoje, qualquer coisa chego lá e faço o teste do refratômetro pra ver se continua abaixando a OG.
Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #58052 por Daniel Penna
Só pra dar continuidade ao tópico, a OG era de 1.068 e, segunda feira dia 17/11/14, a FG estava em 1.0055 (medida do refratômetro corrigida).

Logo, não só o starter realmente funcionou, como funcionou bem, caso não tenha havido nenhuma contaminação.

Como é uma Tripel pretendo maturar a 9 graus pelo menos uns 10 dias antes de fazer o envase.
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por Daniel Penna. Razão: Não era Strong Golden Ale, era Tripel! Viajei...
Tempo para a criação da página:0.381 segundos