Olá pessoal!
Meu nome é Daniel e,após muito estudo, resolvi botar a mão na massa e fazer minha primeira cerveja em casa! Tentei uma Tripel logo!
Situação: no calor do RJ, preparei um starter de 2L usando S-33 e extrato de malte pilsen da Briess, com agitação magnética, e só adicionei ao mosto para fermentar um pouco antes de completar 30h de vida do starter.
Minha pergunta, basciamente, é: fiz cagada com o tempo do starter? Se sim, numa escala de 0 a 10, qual o nível da besteira?
Minha brassagem resultou em aproximadamente 45L de mosto com OG de mais ou menos 1.070 e, menos de 24h depois de inocular o starter, a OG já havia diminuído (o que acredito que indique que tá rolando fermentação), mas esqueci de anotar o valor hahahah!
Esses 45L estão em dois baldes fermentadores, numa geladeira com termostato regulado para 20 graus Celsius na parede de um dos baldes (estimo que chegue a uns 23 graus Celsius lá dentro da mistura).
Em tempo: ia fazer 4L de starter, em dois erlenmeyers, só que um deles quebrou, daí só pude usar dois litros mesmo!
Obrigado gente!!