Cerveja champagne

Mais
10 anos 5 meses atrás #57548 por Daniel Daudt Filho'''
Olá amigos,
Sou um iniciante na cerveja artesanal, tenho uma duvida que gostaria de contar com a experiencia de vocês para identificar meu erro.

É a segunda leva que faço, e o mesmo problema acontece.
Depois da fermentação do mosto (que estava bom), fiz o primming e engarrafei.
Entretanto, a cerveja está pegando um gosto azedo na garrafa. Avinagrado. Na verdade, o cheiro lembra até mesmo o cheiro de champagne.
Onde estou errado? Poderiam ajudar?

Obrigado
Mais
10 anos 5 meses atrás - 10 anos 5 meses atrás #57549 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Cerveja champagne
Esse azedo/avinagrado é uma característica de contaminação por Brettanomyces, Pediococcus ou Lactobacillus. Você por acaso deixou sua cerveja por muito tempo parada ou deixou de sanitizar algum instrumento que entrou em contato com a mesma após a fervura?

Esses micro-organismos geralmente formam ácido acético, o que causa o gosto avinagrado.
Ultima edição: 10 anos 5 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Daniel Daudt Filho'''
Mais
10 anos 5 meses atrás #57555 por Daniel Daudt Filho'''
Respondido por Daniel Daudt Filho''' no tópico Cerveja champagne
Olá Gustavo,

Muito obrigado pela ajuda. Na verdade, esta não foi a primeira vez que tive este problema.
Eu acredito ter sido bem cuidadoso na higienização do equipamento, inclusive usando um produto "sem enxague" fornecido pela loja onde compro os insumos.

O curioso que isso somente acontece depois do engarrafamento. Eu limpei cuidadosamente todas as garrafas e utensílios...

Você acredita que isso possa ter algo a ver com a maturação errada?
Mais
10 anos 5 meses atrás #57557 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Cerveja champagne
Acho que não. Já maturei cerveja com o balde aberto e não aconteceu nada. É bem complicado avaliar o que houve com sua cerveja sem ter acompanhado a produção. Mas a hipótese mais provável é contaminação.

Qual fermento você utilizou? Aerou bem o mosto após o resfriamento e antes da fermentação?
Mais
10 anos 5 meses atrás #57559 por José Maurílio Marcondes Alves
Cerveja com sabor de sidra também já me aconteceu.
Eu havia adicionado melaço (sem ferver) após resfriar o mosto,
para acertar o OG.

Não ficou de tudo desagradável, pelo contrário, basta acidionar
um pouco de açúcar.

Taí uma boa dica para uma leva de Smirnoff Ice. :laugh:
Tempo para a criação da página:0.428 segundos