Excesso de Acucar

Mais
10 anos 6 meses atrás #57326 por Sergio Murilo Ghiggi
Criado por Sergio Murilo Ghiggi no tópico Excesso de Acucar
Boa tarde pessoal. Criei esse topico para ver se me tranquilizo um pouco.

Essa foi a primeira vez que eu fiz cerveja artesanal (Blond Ale). Ate ontem o processo ocorreu como esperado. Porem ontem quando fui fazer o 'priming' eu nao tinha como pesar o açúcar. Lendo na internet vi que uma colher de sopa seria em media 10 gramas.

Como eu tinha 8 litros de cerveja, fiz os calculos para usar 6 colheres, ou seja, 60 gramas, resultando em 7,5 gramas por litro.
Ate entao tudo bem, engarrafei a cerveja e deixei armazenada em uma caixa aberta num lugar fresco e sem luz.

Porem por curiosidade, hoje coloquei a mesma quantidade de açúcar em um saco e levei para o mercadinho aqui perto de casa para pesar. Surpreendentemente o saco estava pesando 78 gramas. Ou seja, eu acabei adicionando 9,75 gramas de açúcar por Litro.

Estou desesperado, esperando a qualquer momento ouvir minhas garrafas explodindo la fora!

Li em alguns locais que ate 10 gramas a garrafa nao explode, porem achei muito arriscado.

Por um acaso eu poderia abrir todas as garrafas agora e tampa-las novamente? Pra poder aliviar o C02 criado de ontem pra hoje?

Ps: a fermentação dela foi completa, a cerveja ficou 11 dias no fermentador!

Aguardo ansioso uma resposta!

Obrigado
Mais
10 anos 6 meses atrás #57328 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Excesso de Acucar
Abrir pra depois tampar não me parece uma boa ideia.
Se a pressão estiver muito grande, sua cerveja pode voar assim que você tirar a tampa. (Aliás, isso já aconteceu com uma cerveja que erramos a mão no primming. Quando abrimos ela voou quase um metro de altura)

o ideal seria abrir pra beber mesmo...

Será que fazer o Primming numa temperatura controlada mais baixa não pode ajudar um pouco(tipo uns 15º)? Ou não faz diferença???
Mais
10 anos 6 meses atrás #57330 por Sergio Murilo Ghiggi
Respondido por Sergio Murilo Ghiggi no tópico Excesso de Acucar
Sera que se eu baixar um pouco a temperatura a fermentacao vai ser menor?
Mais
10 anos 6 meses atrás #57332 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Excesso de Acucar
Sergio, se você baixar a temperatura a fermentação ocorrerá mais devagar, mas irá fermentar a mesma quantidade.

Ao contrário do André, eu diria que até poderia abrir as garrafas, deixar sair a pressão e fechar novamente. Mas é arriscado. Eu não saberia dizer ao certo o quanto isso iria ajudar.

Não dá pra afirmar que as garrafas não vão explodir, portanto eu sugiro deixá-las como estão. Coloque elas em um local seguro (que não tenha o risco de machucar alguém caso um desastre aconteça) e após 10 dias coloque todas na geladeira, pois com a diminuição da temperatura a pressão tende também a diminuir. Além disso o fermento fico inativo, diminuindo as chances de acontecer uma tragédia.
Mais
10 anos 6 meses atrás #57334 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Excesso de Acucar

Sergio Murilo Ghiggi escreveu: Boa tarde pessoal. Criei esse topico para ver se me tranquilizo um pouco.

Essa foi a primeira vez que eu fiz cerveja artesanal (Blond Ale). Ate ontem o processo ocorreu como esperado. Porem ontem quando fui fazer o 'priming' eu nao tinha como pesar o açúcar. Lendo na internet vi que uma colher de sopa seria em media 10 gramas.

Como eu tinha 8 litros de cerveja, fiz os calculos para usar 6 colheres, ou seja, 60 gramas, resultando em 7,5 gramas por litro.
Ate entao tudo bem, engarrafei a cerveja e deixei armazenada em uma caixa aberta num lugar fresco e sem luz.

Porem por curiosidade, hoje coloquei a mesma quantidade de açúcar em um saco e levei para o mercadinho aqui perto de casa para pesar. Surpreendentemente o saco estava pesando 78 gramas. Ou seja, eu acabei adicionando 9,75 gramas de açúcar por Litro.

Estou desesperado, esperando a qualquer momento ouvir minhas garrafas explodindo la fora!

Li em alguns locais que ate 10 gramas a garrafa nao explode, porem achei muito arriscado.

Por um acaso eu poderia abrir todas as garrafas agora e tampa-las novamente? Pra poder aliviar o C02 criado de ontem pra hoje?

Obrigado

Olá Sergio.

Você disse que a cerveja ficou 11 dias no fermentador. Vc acompanhou a fermentação, verificando a atenuação? Em qual dia parou de atenuar? Trocou de fermentador, purgando o fermento decantado? Vc maturou a frio por quantos dias?

Acho o ideal para quem utiliza o primming, usar o manômetro de garrafa, com ele, assim que verificamos a carbonatação ideal, podemos colocar e manter em uma temperatura baixa e, mesmo que se tenha errado na quantidade de açúcar, a refermentação adormece, o que evita acidentes.
Caso vc não esteja usando o manômetro, sugiro que vá abrindo uma amostra a partir do 5º dia, quando verificar que esteja com boa carbonatação, ponha as outras garrafas para gelar.

Abraços.
Mais
10 anos 6 meses atrás #57337 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Excesso de Acucar

Fernando Pires escreveu:

Sergio Murilo Ghiggi escreveu: Boa tarde pessoal. Criei esse topico para ver se me tranquilizo um pouco.

Obrigado

Olá Sergio.

Você disse que a cerveja ficou 11 dias no fermentador. Vc acompanhou a fermentação, verificando a atenuação? Em qual dia parou de atenuar? Trocou de fermentador, purgando o fermento decantado? Vc maturou a frio por quantos dias?

Acho o ideal para quem utiliza o primming, usar o manômetro de garrafa, com ele, assim que verificamos a carbonatação ideal, podemos colocar e manter em uma temperatura baixa e, mesmo que se tenha errado na quantidade de açúcar, a refermentação adormece, o que evita acidentes.
Caso vc não esteja usando o manômetro, sugiro que vá abrindo uma amostra a partir do 5º dia, quando verificar que esteja com boa carbonatação, ponha as outras garrafas para gelar.

Abraços.

acho ideal pra quem utiliza o primming usar a balança de precisão... hehehe.... custa baratinho.
Tempo para a criação da página:0.442 segundos