Quantidade de cerva no fermentador

Mais
10 anos 9 meses atrás #54985 por Paulo Ferreira
Fala ai galera!!

Tenho o tradicional balde (branco) fermentador de 20 litros! Qual a quantidade limite de mosto que posso colocar? É necessário deixar algum espaço ou pode encher até a tampa?

Valeu!
Mais
10 anos 9 meses atrás #54989 por André Rodrigues
Fala Paulo,

A fermentação forma uma espuma densa então é sim necessário que vc deixe um espaço.

Acredito que esses baldes vendidos tenham capacidade para 22 litros, justamente para permitir que você coloque 20 litros de cerveja e ainda sobre um espaço. Mas não tenho certeza quanto a isso.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paulo Ferreira
Mais
10 anos 9 meses atrás #55002 por Gustavo Silva
Se você encher totalmente o balde haverá espuma saindo pelo airlock assim que iniciar a liberação de gás carbônico. Eu sugiro deixar uns 4cm de espaço livre entre a superfície do mosto e a tampa do balde.
Mais
10 anos 9 meses atrás #55004 por Diego Bonatto
Ou você pode colocar um tubo de "blowoff" no lugar do airlock e encher o fermentador com mosto (evitando encher até a borda do mesmo). O tubo de blowoff pode ser um pedaço de mangueira plástica atóxica ou de silicone, com um bom diâmetro. Na outra ponta do tubo "blow-off" coloque um recipiente contendo um pouco de vodca (o suficiente para cobrir a boca do tubo).

Segue um link com exemplo de tubo blowoff: beereasy.com/blog/wp-content/uploads/2008/10/img_3431.jpg

Assim, caso o krausen seja vigoroso, você não terá problemas com vazamentos e ou entupimento do airlock devido ao trub presente no mosto.
Tempo para a criação da página:0.339 segundos