Maturação

Mais
11 anos 8 meses atrás #47869 por Gerhard Mollo
Criado por Gerhard Mollo no tópico Maturação
na maturação, é correto adicionar o primming e só depois engarrafar diretamente para consumo ou guardar? O sistema para passar para a garrafa sem perder o gás eu conheço, mas não sei se preciso terminar a maturação e depois fazer o primming, ou se posso fazer tudo junto.
Mais
11 anos 8 meses atrás #47874 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Maturação
Acho que eu não entendi a sua questão. Se eu não responder adequadamente, dá um toque :)

Maturação é uma etapa do processo pós-fermentação. Serve para arredondar algumas características, reduzir/mascarar off-flavours, clarificar a cerveja e ainda adicionar algum outro ingrediente (frutas, dry-hopping, etc).

Ela não é obrigatória, mas é necessária para conseguir bons resultados em muitos estilos.

O primming deve ser feito no momento do envase (adicionando a quantidade de açúcar invertido correta para o volume de cerveja no maturador ou por seringa nas garrafas, sempre atento para o sérios riscos de explosão em caso de dosagem erradas).

Depois de engarrafada, a cerveja ainda vai precisar de umas 2 semanas para fazer a re-fermentação na garrafa, gerando o CO2 para consumo.
Mais
11 anos 7 meses atrás #47898 por Gerhard Mollo
Respondido por Gerhard Mollo no tópico Maturação
Obrigado!
Que encontrei gente que faz o priming direto depois da fermentação.
Vou fazer a maturação direto no fermentador mesmo, só retirar oq decantou.
Mais
11 anos 7 meses atrás #47915 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Maturação
Tem gente que faz assim e tem bons resultados também.

Eu acho melhor fazer no fermentador, para clarificar e obter o melhor resultado possível.
Mais
11 anos 7 meses atrás #47917 por Gerhard Mollo
Respondido por Gerhard Mollo no tópico Maturação
Não sabia que clarificava tambêm. Só fazia assim pq era mais prático...
Valeu Pedro!
Tempo para a criação da página:0.344 segundos