Transferir da Fermentação para maturação.

Mais
11 anos 9 meses atrás #46717 por rui lorensi
Boa tarde, gostaria de saber se na passagem do fermentador para o maturador posso deixar criar espuma, ou é melhor transferir sem espuma?
Mais
11 anos 9 meses atrás #47058 por MARCELO RICARDO MONICH
Rui, sempre que possível utilize mangueiras limpas e sanitizadas.
O ideal é não fazer espuma para não oxidar.
Um abraço.
Mais
11 anos 8 meses atrás #47485 por Leonardo Sardinha
Se você não for maturar por muito tempo, no máximo 1 mês, eu nem transferiria...

muito risco de contaminação e principalmente oxidação... não vale apena...

nunca transferi as minhas e nunca tive problema... geralmente fermento por 7 dias e maturação de mais 2 semanas e uns 2-3 dias para clarificar no final...
Mais
11 anos 3 meses atrás #50642 por rui lorensi
Pois entao, meu fermentador eh conico e sempre faco essa troca e relamente tenho esse cuidado de nao fazer espuma, esta ficando razoavel. Onte, realizei uma brasagem de pilsen novamente e minha OG ficou em 1040, acho q esta tudo ok. Vlw qq coisa prendo o grito!
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #50657 por Fred Matt
O ideal é fazer a menor quantidade de espuma possível...Sem espuma melhor ainda...
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Fred Matt.
Mais
11 anos 3 meses atrás #50794 por Mateus Campos
Pessoal, eu queria aproveitar e confirmar uma dúvida que eu tenho sobre esse assunto.

Nas minhas primeiras produções eu sempre fiz a transferência do fermentador para um outro balde para fazer a maturação.

Agora para tentar melhorar o processo, menos risco de contaminação, vou tentar manter no fermentador durante o período de maturação. Só vou alterar a temperatura.

Minha dúvida é vocês vêm algum problema em deixar o air lock no fermentador ou acham que é melhor colocar um tampão sanitizado no lugar?
Tempo para a criação da página:0.423 segundos