Fermentação que teima em não se desenvolver

Mais
15 anos 1 mês atrás #20251 por Demetrius Rocha
Olá Pessoal do Brejas! Estou aqui novamente com mais uma daquelas dúvidas aparentemente absurdas de cervejeiros iniciantes, mas que não me sai da cabeça.

Domingo agora (07/11) tentei fazer uma leva de 20 litros de red ale, durante o processo de moagem, acho que moí o malte bem fino. Após a brassagem, durante a recirculação, o mosto praticamente parou de fluir pela torneira, ficando apenas um filetinho de líquido avermelhado, ou seja, o meu filtro que fiz a partir de uma mangueira flexível de gás entupiu. Meu amigo deu umas cutucadas nele com a colher, e quando a coisa ficava mais feia, davamos uma revolvida no mosto. Resultado, após a lavagem do malte, a OG era de apenas 1,032, de um líquido ainda bem escuro. Depois da fervura, subiu pra algo como 1,037. Mandei pro fermentador assim mesmo.

Nosso fermentador é um recipiente que antes era usado pra guardar cloro. Nele cabem no mínimo 40 litros. Quando despejei todo o mosto dentro deste e inoculei o fermento, que tenho certeza que está vivo, vi que a quantidade de líquido estava um pouco abaixo da metade do recipiente.

Hoje fui lá dar uma olhada, não vi sinal de borbulhamento no airlock. Minha duvida é a seguinte: Será que o meu fermento já atenuou todos os açucares deste mosto? Será que o fato da quantidade de líquido ficar bem abaixo da metade do fermentador (Logo uma grande quantidade de ar com oxigênio dentro do recipiente) ter alguma influência na fermentação e por conseguinte, não ser possível ver o airlock borbulhando? Será que essa quantidade de espaço vazio (e de ar com oxigênio) facilitou algum tipo de contaminação de minha leva?

Espero que alguém tenha paciência de ler isto tudo e me dar uma luz

Obrigado desde já
Tempo para a criação da página:0.366 segundos