- Postagens: 197
- Obrigados Recebidos: 0
Luiz Fernando Pizzani escreveu: moçada, alguém aí usa cooler para fazer a brassagem em vez de panela?
quero fazer um experimento com o meu neste domingo, e não sei como calcular o quanto de água adicionar para atingir os patamares de temperatura. quero arranjar uma fórmula para servir em qualquer quantidade de malte.
Para quem acha que estou falando grego: quando você usa um cooler, obviamente não dá para botar no fogão. Assim, ao invés de ir aquecendo a panela com o mosto até atingir as temperaturas desejadas e desligar, você adiciona a água já previamente aquecida no malte. Para atingir as rampas subsequentes, você segue adicionando mais água. Mas o choque térmico leva a uma queda da temperatura da mesma, e é essa variável que eu preciso descobrir, para saber a qual temperatura devo adicionar a água para a sacarificação e para o mash-out.
quero começar a usar o cooler por dois motivos: primeiro que ele mantém a temperatura nas paradas muito mais estável que uma panela de alúminio, e segundo porque evita o contato direto com o fogo e o stress de ter que ficar mexendo para não queimar os grãos.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados