duvidas na marcação da litragem

Mais
11 anos 1 mês atrás #61808 por Danilo Yoshio Seriama
Ola.

A minha primeira cerveja esta carbonatando. Mas dos 20 litros previstos na receita eu tinha só 15 para engarrafar.
Perdi 5 Litros. Eu "acho" que segui todos as medidas da receita corretamente, mas mesmo assim eu achei 25% uma perda muito grande.

Minha duvida é como vocês costumam marcar a litragem na panela e no fermentador?
Eu pensei e fazer riscos na panela/fermentador com um estilete ou prego. Porem eu fiquei pensando q na hora de fazer a limpeza e sanitização vai ficar bem mais complicado.

grato
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #61809 por Fernando Pires

Danilo Yoshio Seriama escreveu: Ola.

A minha primeira cerveja esta carbonatando. Mas dos 20 litros previstos na receita eu tinha só 15 para engarrafar.
Perdi 5 Litros. Eu "acho" que segui todos as medidas da receita corretamente, mas mesmo assim eu achei 25% uma perda muito grande.

Minha duvida é como vocês costumam marcar a litragem na panela e no fermentador?
Eu pensei e fazer riscos na panela/fermentador com um estilete ou prego. Porem eu fiquei pensando q na hora de fazer a limpeza e sanitização vai ficar bem mais complicado.

grato

Olá Danilo.

Sobre a quantidade de cerveja "perdida" é normal. Sempre leve em consideração que você perde em média 1 litro por cada 1kg de malte; 30% de evaporação; e 1l para cada 10 litros de leva para o trub. Caso queira tirar 20 litros finais, reajuste sua receita com essas perdas.
Sobre a marcação, marque com uma fita adesiva do lado externo.

Abraços.
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Danilo Yoshio Seriama
Mais
11 anos 4 semanas atrás #61827 por Excluido Excluido
use um software como o beer smith ou o brew target para te ajudar a calcular e compensar essas perdas.
Mais
11 anos 4 semanas atrás #61829 por Rodrigo CR
Respondido por Rodrigo CR no tópico duvidas na marcação da litragem
Danilo, compre em papelaria um lápis de grafite "mole", não me recordo a especificação, mas é só pedir por lápis usado para desenho. Ele marca a panela e não sai com facilidade na lavagem, deve durar umas 10 brassagens pelo menos e aí é só renovar depois.
Mais
11 anos 1 semana atrás #62064 por Danilo Yoshio Seriama
Atualizando.

eu descobri uma coisa bem interessante. pode até parecer besteira para voces, mas me ajudou bastante.
as minhas panelas são de 32 litros, e a altura dela é de 32cm. Logo cada cm equivale a 1L. sendo assim, eu usei uma regua de inox para fazer todas as medições de agua e mosto nas panelas. assim ficou bem mais facil.

agora como o balde fermentador nao é um cilindro, não dá para usar a mesma logica.
eu estou tentando fazer uma regua para essa medição tb.

obrigado a todos.
Tempo para a criação da página:0.467 segundos