Chiller.. duvidas?!

Mais
10 anos 7 meses atrás #56644 por Leo Scorza
Criado por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!
Pessoal, tudo certo? Sou novo por aqui e primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Leo e estou começando a produzir minha cerveja artesanal, tenho experiencia de apenas 100 litros de cerveja com brassagens de 20L.

Utilizo uma bomba chugger de circulaçao, e um chiller de imersao por onde circula o mosto pela água quente, controlando assim a temperatura do mosto e posteiormente utilizo essa agua para lavagem do malte, ou seja, o mosto só entra em contato direto com o fogo no momento da fervura. Acho que deu pra entender? Quase nao vi ninguém fazendo isso, funciona muito bem e a cerveja saiu muito boa. (criticas sao bem vindas)

Estou querendo fazer um novo chiller para esse mesmo processo e gostaria da ajuda de voces de qual material (aço inox, cobre ou aluminio mesmo) seria o melhor e mais indicado e também se existe muita diferença de precos entre esses materiais.

obs. Para o resfriamento utilizo um chiller de placas.
Mais
10 anos 7 meses atrás #56645 por Leo Scorza
Respondido por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!
Um brinde e boa degustação a todos!
Mais
10 anos 7 meses atrás #56646 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Chiller.. duvidas?!
Seja bem-vindo Leo. :)

Não sei se eu entendi muito bem, mas a bomba puxa o mosto, que passa por uma serpentina imersa em água quente e depois retorna ao ''resto'' do mosto, aquecendo-o? Se for isso, acho que poucas pessoas usam esse método pelo fato de ser muito trabalhoso e, a princípio, não ter nenhum benefício. Fora que você gasta muito mais gás aquecendo a água. Outro fator é que passar o mosto por dentro de uma serpentina nem sempre é seguro, pois pode haver alguma sujeira ou mesmo alguma parte corroída que se desprenda do interior do chiller e seja carregado junto.

E acredito que pra esse caso o melhor material seja o aço inox.

Claro que isso é só a minha opinião. Se você tiver uma visão diferente por favor manifeste-se. :D
Mais
10 anos 7 meses atrás #56660 por Leo Scorza
Respondido por Leo Scorza no tópico Chiller.. duvidas?!
Olá Gustavo, é exatamente esse o processo, como você descreveu acima. O consumo de gás é maior e provavelmente mais trabalhoso para limpar as mangueiras e serpentinas. Compramos um full-gauge com rampas de temperatura e uma resistência que será o próximo passo para automatizar um pouco mais o processo, mas ainda não faço idéia de como fazer isso. Sinta-se a vontade quando quiser a vir aqui em Atibaia-SP para degustar uma cerveja e trocar idéias, será muito bem vindo.

Deixem sujestões e críticas a vontade pessoal!

Abraços
Mais
10 anos 6 meses atrás #57322 por Ivan Araujo
Respondido por Ivan Araujo no tópico Chiller.. duvidas?!
Fala pessoal... tudo bem? Meu nome é Ivan e sou iniciante, montando os equipame tos ainda. Estou com uma dúvida quanto ao material utilizado no chiller.... comprei tubo de cobre, entretanto, ouvi alguns comentários sobre a toxidade to material. Alguém tem informação sobre isso? Eu pretendo passar o mosto por ele a fim de resfriar com gelo.

Obrigado desde já.
Mais
10 anos 6 meses atrás #57324 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Chiller.. duvidas?!
nao sei te dizer sobre ser tóxico. mas posso te dizer que não é recomendável você passar o mesmo dentro do tubo, pois vai ser bem difícil de limpar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Tempo para a criação da página:0.381 segundos