Qual é o tipo de termômetro mais eficiente?

Mais
11 anos 10 meses atrás #47180 por Gabriel Matt
Possuo dois termômetros de mercúrio do mesmo modelo e um digital. Fiz uma experiência com os três, fervendo a água na panela e os colando dentro. Tomando o digital como base, pois foi o que mais se aproximou da temperatura de ebulição, levando em consideração a altitude daqui da região, um termômetro de mercúrio apresentou -3ºC de diferença e o outro -5ºC. O digital, mesmo estando correto na aferição da temperatura da água na panela, de vez em quando apresenta algumas variações absurdas. Vi que não posso confiar muito nesses recursos.
Qual é o tipo de termômetro com maior eficácia? Aquelas à laser são confiáveis?
Mais
11 anos 10 meses atrás #47182 por Pedro Fraga
Gabriel, não use termômetro de mercúrio em hipótese alguma, pelo risco de contaminação fatal que envolve caso ele estoure.

Sobre precisão, eu uso alimentício mesmo e não tive grandes problemas até hoje, mesmo tendo certeza que já brassei em temperatura mais elevada do que eu queria de fato.
Mais
11 anos 10 meses atrás #47185 por Gabriel Matt

Obrigado pela resposta! Os termômetros de "mercúrio" que eu disse são desse modelo acima. Na verdade, eu nem sei se são de mercúrio mesmo.
Mais
11 anos 10 meses atrás #47190 por Pedro Fraga
Opa, é alimentício, tá tranquilo :)

mercúrio é daqueles com 'metal líquido. Se aquilo estoura no seu mosto, é pra jogar fora tudo ou matar todo mundo que estiver bebendo ...
Tempo para a criação da página:0.399 segundos