Uso do refratômetro.

Mais
12 anos 2 meses atrás - 12 anos 2 meses atrás #44520 por Daniel Chaves
Criado por Daniel Chaves no tópico Uso do refratômetro.
Até então toda minha experiência com cerveja caseira resume-se a duas brassagens, e já deu pra perceber a dor que é jogar fora cerca de 250ml do precioso líquido que você passou horas cozinhando ao fazer a medição da SG com o densímetro. Isso me levou a começar minhas pesquisas sobre o uso do refratômetro.

Pelo que eu descobri, ele mostra-se muito eficiente para a medição da OG, porém pode divergir nos resultados quando necessita-se medir a SG, durante ou após o processo de fermentação, devido a presença do álcool na solução.

Encontrei um site (link) que dispõe da seguinte fórmula para a correção:

OG = Medida no início do processo
B = Leitura do refratômetro em graus Brix

Constantes:

Z=.372
k=261
p=.5815
q=3.9629
r=5.3467

Cálculo:

d=Z[1/(1-B/k)-1], é a diferença entre o índice de refração da água para a mistura fermentada.

SG=1.002-p(og-1)+qd+rd^2

O problema é que ainda assim a precisão não é satisfatória.
O cara fala que medindo com o densímetro encontrou uma SG de 1.046. Sem a fórmula, o refratômetro indica 1.062 (precisão de 74%) e com a fórmula 1.040 (precisão de 87%).

Alguém conhece alguma alternativa mais precisa e econômica (em termos de mosto desperdiçado) para acompanhar a SG durante o processo de fermentação?
Ultima edição: 12 anos 2 meses atrás por Daniel Chaves.
Mais
12 anos 2 meses atrás #44592 por MARCELO RICARDO MONICH
Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Uso do refratômetro.
Daniel, essa é realmente uma atividade importante.
Sugiro duas alternativas:
1) Utilizar um software de receitas, por exemplo o BeerSmith. Eles normalmente possuem uma ferramenta para calcular a densidade específica a partir da leitura de refratômetro.
2) Nosso amigo Loreno também criou uma calculadora virtual que você pode utilizar:
www.minati.com.br/ref/

Já fiz alguns testes com medições utilizando o refratômetro e o densímetro e funciona.
Outra coisa que você precisa ver é a calibragem do refratômetro. Isso é importante.

Faz um teste lá.

Um abraço e boas cervejas.
Monich
Tempo para a criação da página:0.369 segundos