Freezer ou Geladeira.

Mais
14 anos 1 mês atrás #30749 por Flavio Michels Bianchi
Olá galera, Pretendo comprar uma geladeira ou um freezer pra controlar a temperatura da fermentação... As geladeiras geralmente são mais baratas, porem tenho receio de na geladeira nao conseguir alcançar temperaturas perto de zero grau pra maturação de lagers... em uma geladeira que tenho em casa sem termostato auxiliar, nao consigo baixar de 3 graus... devo comprar um freezer ou uma geladeira?
Mais
14 anos 1 mês atrás #30751 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re: Freezer ou Geladeira.
Pois então, tive essa mesma conversa na lista da Acerva Carioca essa semana.

O Ricardo Rosa me respondeu o seguinte sobre freezers: "Em geral, tanto o vertical como o horizontal resfriam a parede e a parede irradia o frio para o interior. A consequência é que o tempo que demora pra transferir o frio para a cerveja (ou mosto se fosse fermentar) é maior, o que causa uma oscilação maior na temperatura, o que não faz muita diferença na maturação mas é ruim para a fermentação. A geladeira normal tem um processo de ventilação que resfria de maneira mais uniforme e mais rápida."

O ideal seria ter uma geladeira para fermentação e um freezer para maturação. Contudo, não tenho espaço para ter os dois em casa e também vou ficar apenas no freezer, já que mesmo o método de resfriamento sendo ruim para fermentação, não deve chegar a comprometer de maneira significativa.

Valeu ;)
Mais
14 anos 1 mês atrás #30752 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re: Freezer ou Geladeira.
Ah, lembrando que a procura por um freezer pode ser complicada, já que boa parte deles tem tubulação de refrigeração entre as prateleiras, impossibilitando a criação de um espaço grande para caber uma bombona.

Tem que ficar atento a isso :)
Mais
14 anos 1 mês atrás #30758 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Freezer ou Geladeira.
Alguém pode me ajudar? Como moro em apartamento, só tenho espaço para uma geladeira com controle de temperatura que só cabe um balde. Mas quero fazer vários lotes por mes.
Pergunta: Posso fermentar a temperatura controlada, e depois tirar da geladeira (para por outro balde) e deixa ele maturando a temperatura ambiente (18oC a 24oC)
Mais
14 anos 1 mês atrás #30765 por FABIO FLEMMING
Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:Freezer ou Geladeira.
se vc maturar a esta temperatura, vc não vai interromper a fermentação e não vai conseguir decantar as impurezas.

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
14 anos 1 mês atrás #30772 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:Freezer ou Geladeira.
Leonardo,

pela faixa de temperatura que voce está dando, acho melhor fazer justamente o contrário: fermentar na temperatura ambiente ou abaixar a temperatura colocando o balde fermentador dentro de algum recipiente junto com umas garrafas pet congeladas (trocando na hora de ir pro trabalho e a noite, por exemplo). Conheço muita gente que fermentou assim até conseguir um equipamento mais apropriado.
Tempo para a criação da página:0.393 segundos