Fala galera, blz?
Então, como meu problema foi após o envase resolvi postar aqui este assunto.
Eu e meus colegas cervejeiros preparamos uma receita para ser uma Blonde Ale, e ao final do processo de brassagem e fervura separamos a leva em dois fermentadores. No primeiro adicionamos somente o mosto e no segundo o mosto + amora.
A fermentação ocorreu normalmente, no primeiro fermentador um aroma muito bom e frutado do safale-s04 e no segundo fermentador um aroma leve de aroma.
Ao engarrafar, fizemos o mesmo processo de sanitização das garrafas para ambas as cervejas e também o mesmo primming.
Porém após a carbonatação, em temperatura controlada de 23ºC e para nossa surpresa, a Blonde Ale estava totalmente viscosa e sem formação alguma de espuma. Era realmente uma gosma, impraticável de beber. Porém com a amora tudo certo.
Minha pergunta é , alguém já teve esse tipo de problema? Sabem me dizer o que houve?
Como a única diferença foi que elas foram fermentadas em separado (dois fermentadores) pensei que o fermentador da blonde poderia estar contaminado, mas não tenho certeza, pois ela me parecia muito bem em aroma e gosto após a fermentação.
Desde já agradeço.