Cervejas da Schmitt

Mais
15 anos 3 meses atrás #456 por Mauro Renzi Ferreira
Pessoal, acontece o seguinte: Hoje no almoço tomei uma garrafa (330ml) da Schmitt Ale e, novamente, as impressões foram muito parecidas com as outras cervejas da Schmitt que já havia provado, a La Brunette e a Sparkling Ale, ou seja, cervejas que no geral me pareceram bem azedas e, principalmente no caso da Schmitt Ale de hoje, difíceis de tomar. Inconformado, busquei novamente aqui no site as avaliações, e percebi que entre o pessoal do Brejas, nada constava com relação a impressões como a minha, de acidez e azedume. Alguns usuários, entretanto, relatam experiências parecidas com a minha. A pergunta, portanto, é a seguinte: Essa minha "impressão" é devido a falta de conhecimento/prática em degustações ou não tenho dado sorte com relação as minhas "amostras", ou seja, garrafas mal armazenadas etc?
Segunta pergunta: No caso dela ser realmente uma cerveja mais "azeda" do que o comum, é correto afirmar que isso se deve so tipo de fermento utilizado?
Abraços, Mauro.
Mais
15 anos 3 meses atrás #485 por Alexandre Almeida Marcussi
Olá, Mauro! Em primeiro lugar, uma sugestão: tome a Schmitt Barley Wine, que na minha opinião é a mais interessante receita da De Porto e uma das cervejas mais complexas e interessantes do Brasil (de novo, minha opinião). Nela, a acidez não é tão destacada, ao contrário do que ocorre na Ale e na La Brunette. Mas ela também tem uma acidez cítrica razoável, que lhe dá bastante refrescância apesar do forte teor alcoólico.

Eu também encontrei forte acidez tanto na Ale como na La Brunette, e um certo azedume nesta última. Mas é bom lembrar que se trata de dois estilos em que a acidez é aceita, ainda que a De Porto a leve ao limite do estilo em ambos os casos. No caso da Ale, acho que acaba potencializando a refrescância da cerveja, combinando com o forte caráter cítrico, e por isso achei harmônico. No caso da La Brunette, foi um azedume que me incomodou um pouco também, mas não está completamente fora do aceitável no estilo stout.

Há vários fatores que podem resultar em acidez na cerveja, e a maior parte deles está ligado aos ácidos naturalmente produzidos por qualquer levedura no processo de fermentação. Existe também a acidez produzida pela carbonatação. Acho que algumas variedades de lúpulo também ajudam na percepção da acidez. Há determinados ácidos que são plenamente aceitáveis, e outros que são universalmente considerados como off-flavors para todos os estilos (como o ácido butírico, que deixa a cerveja com aroma de vômito de bebê), e muitos dos considerados off-flavors são produzidos por contaminações bacterianas externas, e não pela levedura. Não parece ser o caso das De Porto. Acho que a cepa da levedura deve influenciar sim na produção mais intensa deste ou daquele ácido, mas acho que também devem ser levadas em conta as condições de produção nas diversas etapas do processo, que podem ser controladas para inibir ou intensificar a acidez da cerveja. Quanto a isso, os homebrewers podem dar mais detalhes.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #684 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Cervejas da Schmitt
Alexandre, obrigado pelos esclarecimentos. Também estou atrás da Barley Wine da Schmitt, mas creio que em Supermercados eu não encontro (até agora, pelo menos, nada). Terei que recorrer ao Anhanguera, no qual já possuo até o cartão fidelidade.
Abraços.
Mais
15 anos 3 meses atrás #717 por Rafael David
Respondido por Rafael David no tópico Re:Cervejas da Schmitt
Engraçado, aqui em Curitiba a única Schmitt abundante nos mercados é a Barley Wine(com preços variando de R$4 a R$10), a Ale é muito difícil de encontrar, a La Brunette existe em alguns, a Sparkling só encontrei 1 vez e a Magnum tem em uns 2 mercados.
Mais
15 anos 3 meses atrás #732 por Alexandre Almeida Marcussi
Rafael, então aproveita! Aqui em São Paulo só encontro Ale e La Brunette, quando tem. Se eu encontrasse Barley Wine por 4 reais, era capaz de comprar a gôndola inteira para estocar e deixar de guarda!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 meses atrás #766 por Rafael David
Respondido por Rafael David no tópico Re:Cervejas da Schmitt
heheh é, quando eu encontro ela por esse valor sempre compro algumas!
Tempo para a criação da página:0.363 segundos