Milho

Mais
7 anos 11 meses atrás #65944 por Luiz Felipe Pedrosa
Criado por Luiz Felipe Pedrosa no tópico Milho
Amigos, sou um apreciador comum de cervejas como milhões de brasileiros, e gostaria de fazer uma indagação que talvez vocês possam me ajudar.
Há uma grande polêmica atualmente sobre a presença de milho na cerveja brasileira. Eu particularmente não vejo problemas na adição de milho ou qualquer outro ingrediente que não prejudique a saúde, mas isso é uma questão pessoal. Paladar ou aderência à tradição são questões muito particulares, não gostaria de entrar nesse mérito. Minha indagação refere-se à questão da saúde.

O uso do milho no meu entendimento tem dois pontos importantes. Primeiro, o uso de milho transgênico. O milho transgênico é comprovadamente mais prejudicial à saúde do que a cevada utilizada no processo? Não sei se há resposta conclusiva para isso. A segunda questão, e é sobre ela que busco auxílio aqui no Fórum, é que li em algum site que o uso do milho demanda também a adição de conservantes (antioxidantes e estabilizantes) na cerveja, o que poderia trazer danos à saúde. A inferência que faço é que cervejas que recebem apenas malte de cevada não requerem adição de conservantes, o que seria mais benéfico para a saúde.

Está correta essa informação? Alguém poderia jogar alguma luz nessa questão?

Obrigado,
L Felipe
Mais
7 anos 11 meses atrás #65946 por Andrés
Respondido por Andrés no tópico Milho

o uso do milho demanda também a adição de conservantes (antioxidantes e estabilizantes)

O que demanda a adição de conservantes é a falta de um conservante natural. No caso da cerveja ele é o lúpulo.

A inferência que faço é que cervejas que recebem apenas malte de cevada não requerem adição de conservantes, o que seria mais benéfico para a saúde.

Eu reescreveria essa frase assim: A inferência que faço é que cervejas que recebem ingredientes de qualidade não requerem adição de ingredientes de má qualidade, o que seria menos pior para a saúde.

Fora isso, vou responder com minha opinião:
em pequenas doses, cerveja industrial não faz tanto mal a saúde. Em altas doses cerveja de qualidade faz mal. Cerveja possui álcool, o que é tóxico para o ser humano. Em pequenas doses, o nosso corpo consegue sobreviver a ingestão de substancias tóxicas e de baixa qualidade. E quanto é uma pequena dose? Bem, ali todo mundo diverge. Mas para achar teu ponto, a proposta pseudo científica é a seguinte: tenta beber uma noite muita cerveja industrial / doses de bebida alcoólica de preferência. Anota quanto e que tipo de ressaca você sente no dia seguinte. Faz a mesma coisa com cervejas / bebida alcoólica da máxima qualidade. Compara. Essa diferencia é proporcional ao dano ao teu corpo.

(Alias, essa prova você pode fazer com qualquer alimento, apontando o que você sente, quanto você engorda, quanta fome você sente depois, etc).

Espero ter ajudado.
Mais
7 anos 11 meses atrás #65947 por Luiz Felipe Pedrosa
Respondido por Luiz Felipe Pedrosa no tópico Milho
Obrigado, Andrés.
Esse é um bom teste, vou fazê-lo.
Mais
7 anos 11 meses atrás #65948 por Mateus de Mello
Respondido por Mateus de Mello no tópico Milho
Boa noite.

Prezado, não existe qualquer estudo sobre malefícios a saúde gerados por transgênicos. Um ponto que deve ser avaliado: o cultivo de transgênico utiliza menos venenos, pois a mudança genética na semente coloca "resistência" as pragas comuns do cultivo. Sabemos que os venenos são muito caros e suas industrias muito poderosas....portanto será que essa indústria não patrocina essa propaganda contra os transgênicos?
Mais
7 anos 11 meses atrás #65949 por Luiz Felipe Pedrosa
Respondido por Luiz Felipe Pedrosa no tópico Milho
Boa noite, Mateus.
De fato, na breve pesquisa que fiz, não encontrei nada conclusivo sobre malefícios causados à saúde pelos transgênicos. Ouvi de agricultores inclusive que cereais não-transgênicos levam tanto ou mais agrotóxicos que os transgênicos, pelo motivo por você exposto. Sem dúvida é um assunto que envolve também muitos interesses e fatalmente muita desinformação acaba se propagando pela internet.
Mais
7 anos 11 meses atrás #65950 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Milho
Engraçado, o que eu havia lido sobre os transgênicos dizia que as vendas dos agrotóxicos aumentaram devido à maior resistência das plantas modificadas aos mesmos. O agricultor não precisaria comedir o seu uso, poderia borrifá-lo à vontade na plantação. A gigante Monsanto, por produzir ambos (sementes trans e agrotóxicos), estaria lucrando dobrado. Mas, também, são tantas informações desencontradas e pipocadas por aí, boataria e etc., que fica difícil ter certeza de alguma coisa... :unsure:

O potencial risco dos transgênicos para a saúde, se houver, está no longo prazo. Um fumante pode demorar anos para desenvolver câncer de pulmão. O mesmo pode ocorrer com um consumidor frequente de embutidos em relação ao câncer de intestino. Células mutantes poderiam se originar em função do consumo regular de determinado produto transgênico? A "mãe natureza" seria uma entidade que sempre "sabe" o que faz e o ser humano deveria ter mais cuidado ao manipular suas mais minúsculas entranhas? Não são afirmações, são perguntas que deixo para reflexão coletiva...

Quanto ao milho... não, o milho não demanda nenhum aditivo químico específico, é um grão que tem características básicas como outro qualquer, divergindo de outros grãos como cevada e trigo na composição protéica e na ausência de enzimas que fazem a quebra do amido (por este motivo o milho é mastigado para a produção da chicha, a amilase da saliva se encarrega de quebrar o seu amido). Além do lúpulo que o Andrés citou, o próprio álcool em quantidades mais generosas e outros fatores como a refermentação na garrafa ajudam na conservação da breja. Como a maioria das pale lagers de massa carecem/são pobres em tais características, o uso de aditivos químicos torna-se a opção economicamente viável para as cervejarias.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lilian Lima
Tempo para a criação da página:0.402 segundos