Dúvida. Stout não são ales?

Mais
8 anos 5 meses atrás #65153 por Luis Flavio Gomes Machado
Fala pessoal. Confesso que até agora, tenho essa dúvida. Para mim seriam ales pela gama de sabores e complexidade. É de uma família à parte?
Mais
8 anos 5 meses atrás #65154 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida. Stout não são ales?
Três aspectos básicos diferem um tipo de fermentação (alta) de outro (baixa):

1) Temperatura: as de alta fermentam em um faixa de temperatura superior às de baixa;

2) Posição do fermento no tanque: nas de alta o fermento tende a se concentrar na parte de cima do mosto, ao passo que nas de baixa o fermento geralmente desce ao fundo;

3) Gênero/espécie de levedura: As leveduras que trabalham melhor nas de alta são do gênero/espécie Saccharomyces cerevisiae, enquanto que nas de baixa utiliza-se comumente as do gênero/espécie Saccharomyces pastorianus.

Considerando que as stout são tradicionalmente produzidas usando as técnicas de alta, podemos sim considerá-las como sendo da famílias das ales.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luis Flavio Gomes Machado, André F
Mais
8 anos 5 meses atrás #65156 por Luis Flavio Gomes Machado
Muito obrigado Claudinei. Sanou minha dúvida.
Mais
8 anos 5 meses atrás #65174 por Luis Flavio Gomes Machado
Parece que a Caracu e a Xingu, mesmo sendo sweet stouts, são consideradas lagers, ou seja, foram feitas com técnicas de baixa fermentação.
Em toda regra há exceções; por isso tive aquela dúvida inicial.
Abraços!
Mais
8 anos 5 meses atrás #65176 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida. Stout não são ales?

Luis Flavio Gomes Machado escreveu: Parece que a Caracu e a Xingu, mesmo sendo sweet stouts, são consideradas lagers, ou seja, foram feitas com técnicas de baixa fermentação.
Em toda regra há exceções; por isso tive aquela dúvida inicial.

Pois é, aqui entram as relatividades do mundo relativo da cerveja :laugh:. Eu considero a Caracu sensorialmente uma sweet stout, embora seja produzida com o método da baixa fermentação. Nas stouts, o caráter de torrefação dos maltes costuma se sobrepor a quaisquer subprodutos das leveduras (ésteres e fenóis, basicamente), e isso ajuda a explicar a "façanha". Em um concurso cervejeiro, porém, tenho dúvidas se ela seria aceita na categoria... :unsure:

Tempo para a criação da página:0.372 segundos