Controle Temperatura

Mais
9 anos 1 semana atrás #64866 por Mateus Emílio
Criado por Mateus Emílio no tópico Controle Temperatura
Galera, estou iniciando meu processo de degustação cervejeira. Tenho consciência da importância da temperatura em relação a cada cerveja para melhor degustação, mas tenho dificuldade no controle dela. Queria saber se existe alguma tabela ou equação (tempo x temperatura) que possa me ajudar a conseguir uma temperatura igual ou próxima recomendada para os estilos de breja.
Mais
9 anos 1 semana atrás #64867 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Controle Temperatura
Seja bem vindo, Mateus!

Cervejas mais leves/de abv moderado/de proposta mais refrescante (pilsner, helles, weissbier, wit, etc) eu não demoro muito a abrir a garrafa após tirar da geladeira, que fica sempre regulada no nível "médio". Cervejas mais encorpadas/alcoólicas e de maior complexidade (belgian strong ale, old ale, barleywine, scotch ale, weizenbock, etc) eu tiro da geladeira e espero em média uns 20 minutos antes de abrir a garrafa, para que esquente um pouco antes do serviço. É uma preferência pessoal minha e funciona bem. Acho que não precisa tanto rigor na medição, mas se você fizer questão disso, existem adegas para vinhos com controle digital de temperatura. O problema é que elas não têm muita "força" para abaixar bem a temperatura em dias de muito calor...

Aqui no próprio Brejas tem mais dicas: www.brejas.com.br/temperatura.shtml

Mais
9 anos 1 semana atrás #64868 por Walbert Neto
Respondido por Walbert Neto no tópico Controle Temperatura

Claudinei   escreveu: Seja bem vindo, Mateus!

Cervejas mais leves/de abv moderado/de proposta mais refrescante (pilsner, helles, weissbier, wit, etc) eu não demoro muito a abrir a garrafa após tirar da geladeira, que fica sempre regulada no nível "médio". Cervejas mais encorpadas/alcoólicas e de maior complexidade (belgian strong ale, old ale, barleywine, scotch ale, weizenbock, etc) eu tiro da geladeira e espero em média uns 20 minutos antes de abrir a garrafa, para que esquente um pouco antes do serviço. É uma preferência pessoal minha e funciona bem. Acho que não precisa tanto rigor na medição, mas se você fizer questão disso, existem adegas para vinhos com controle digital de temperatura. O problema é que elas não têm muita "força" para abaixar bem a temperatura em dias de muito calor...

Aqui no próprio Brejas tem mais dicas: www.brejas.com.br/temperatura.shtml

Para as cervejas mais especiais que eu bebo, além disso eu uso um termômetro de infravermelho para monitorar a temperatura no copo. Aprendi essa dica com um conhecido apaixonado por vinhos. Mas precisa estar com muita paciência e precisa ser alguma garrafa que justifique o esforço.
Mais
9 anos 1 semana atrás #64869 por Giovani Lopes
Respondido por Giovani Lopes no tópico Controle Temperatura
Olá Mateus,
o que eu fazia bem no começo, era tirar a cerveja gelada da geladeira, e colocar no copo pra ir esquentando enquanto eu à tomava bem lentamente, fazia isso pra sentir bem as diferenças na temperatura, dá pra perceber bem as diferenças, e acho que vale a pena a experiência.
Agora faço que nem o Claudinei, cervejas leves espero uns 3 minutinhos, cervejas mais pesadas deixo uns 10-15 minutos.
Mais
9 anos 1 semana atrás #64871 por Mateus Emílio
Respondido por Mateus Emílio no tópico Controle Temperatura
Muito obrigado pelas dicas pessoal, foi de grande ajuda. Estou no inicio dessa trajetória, e realmente estou muito neurado com temperatura (até pensando em comprar um termometro de comida (? serve)). Mas pelas dicas, vou procurar deixar as mais claras, refrescantes na parte de cima da geladeira e degustar logo após abrir. As mais alcoolicas e escuras vou deixar na parte de baixo da geladeira e aguardar um tempinho depois de abrir. Valeu.
Tempo para a criação da página:0.347 segundos