Chimay Bleue - Vertical

Mais
9 anos 5 meses atrás #62153 por Fernando Passos
Desde 2011 venho guardando 1 garrafa (330ml) por ano da Chimay Bleue. Agora em 2015 tenho a possibilidade de fazer uma avaliação de 5 anos seguidos (2011-15).

Alguém já fez isso com ela? Teriam alguma sugestão? Abro todas ao mesmo tempo? Faço uma sequência?

Será que já será possível notar alguma evolução, ou deveria esperar mais um pouco?
Mais
9 anos 5 meses atrás #62154 por ERITON SOARES
Respondido por ERITON SOARES no tópico Chimay Bleue - Vertical

Fernando Passos escreveu: Desde 2011 venho guardando 1 garrafa (330ml) por ano da Chimay Bleue. Agora em 2015 tenho a possibilidade de fazer uma avaliação de 5 anos seguidos (2011-15).

Alguém já fez isso com ela? Teriam alguma sugestão? Abro todas ao mesmo tempo? Faço uma sequência?

Será que já será possível notar alguma evolução, ou deveria esperar mais um pouco?

Fernando, fiz a alguns dias uma vertical da Van de Keizer Blaw 2008 a 2014, te aconselho a aguardar mais dois anos, na nossa vertical as melhores foram a 2008/2009/2010. Também abrimos uma 2000, porém está não não estava tão boa quanto a trinca 08/09/10.
Caso faça a vertical agora sugiro abrir todas de uma vez, e ir experimentando na ordem decrescente, se abrir uma por uma você corre o risco de chegar na 2012/2011já bêbado.
Aproveite ao máximo, chame um amigo, não usufrua deste prazer sozinho, não esqueça de contemplar a vertical com uma ótima tábua de queijos.
Quanto a evolução com certeza você notará, principalmente na formação de espuma e na evidência do malte, a tendência é elas "adoçarem" ano a ano.
Aproveite!!! Caso desista, pode manda-las aqui para SP que sei exatamente o que fazer com elas, rsrs abçs
Mais
9 anos 5 meses atrás - 9 anos 5 meses atrás #62155 por Alexandre Almeida Marcussi
Fernando, em 5 anos já se nota claramente a evolução de uma Belgian dark strong ale. Mas, se quiser esperar mais, dá para fazer com até 10 anos. Depois de 10 anos, é raro uma breja do estilo continuar ótima, e a maior parte nem consegue chegar até lá. Eu faria agora ou dentro dos próximos dois anos.

Quando for fazer esta ou qualquer outra vertical, a praxe é degustar da mais recente para a mais antiga. Mas isso pressupõe que você esteja tomando pequenas porções, lentamente, dividindo com outras pessoas (uma degustação dessas comporta 4-6 pessoas sem drama), senão, como disse o Ériton, já vai estar trilili quando chegar nas mais antigas. Você pode ir servindo e degustando uma a uma, na sequência, mas é legal tentar deixar um restinho de cada uma no copo para poder fazer comparações diretas entre as safras (isso se você tiver taças o bastante).

O que você deve procurar nas mais antigas? O amargor vai diminuindo progressivamente, elas vão ficando mais licorosas, com uma percepção mais acentuada de doçura, e depois de um tempo começa a surgir uma sensação salgada. Aromas frutados e lupulados tendem a ir diminuindo, e vão se desenvolvendo novos aromas associados ao envelhecimento, que lembram vinho do Porto, amadeirado, couro curtido etc. Parabéns pela paciência e divirta-se!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 9 anos 5 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
9 anos 5 meses atrás #62161 por Edson Marquezani Filho
Eu tenho algumas garrafas aleatórias pegando pó, mas em geral uma de cada rótulo só, o que naturalmente é um erro meu, já que o lance todo é poder observar a evolução.

A única que eu já tinha planos de fazer uma vertical era a Orval, que todos dizem ser uma cerveja que muda muito com o tempo, por causa da presença de brett. Como ela chega aqui com menos regularidade, ainda estou em busca de uma com data de envase do começo desse ano, que não achei.

Também trouxe dos EUA um kit 2009-2014 da Bigfoot + a 2015 recém-lançada. Como ela agora está vindo pro Brasil, estou com a ideia de continuar acumulando. Porém, baseando-se nessa vertical de 17 anos aqui , eu deveria esperar pelo menos mais uns 7 anos pra tomar essa 2009. ;) Ainda estou pensando no que fazer a esse respeito, até porque não tô muito interessado no período de 7 a 14 anos de idade, que é mencionado como péssimo.

Vou começar também a acumular alguns rótulos mais acessíveis como esses pra fazer umas verticais mais baratas no futuro. Difícil é só esperar. =P
Mais
9 anos 5 meses atrás #62271 por Fernando Passos
Respondido por Fernando Passos no tópico Chimay Bleue - Vertical
Ériton e Alexandre, obrigado pelas dicas.
Estava programado para bebê-las com mais 1 amigo, mas agora acho que preciso encontrar pelo menos mais 1.
Não mencionei que, além dessas de guarda, a Chimay Bleue é das cervejas que mais consumo. Já fiz algumas comparações de cervejas com 2 anos de diferença e já notei bastante diferença.
Com relação a temperatura, pelo fato de elas ficarem abertas por mais tempo seria recomendável deixar que resfriem um pouco abaixo da temperatura sugeria antes de abrir as garrafas?
Mais
9 anos 5 meses atrás #62276 por Alexandre Almeida Marcussi

Fernando Passos escreveu: Com relação a temperatura, pelo fato de elas ficarem abertas por mais tempo seria recomendável deixar que resfriem um pouco abaixo da temperatura sugeria antes de abrir as garrafas?

Não acho uma boa ideia. Deguste cada garrafa na temperatura ideal e, mesmo que depois o restante vá esquentando nos copos, não tem problema.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.428 segundos