Leonilson, infelizmente, não existe bière brut de bom custo-benefício. O estilo é caro devido ao método de fabricação e à aura de prestígio que está associada. Eu já tomei a maior parte das que temos disponíveis no mercado nacional há uns bons anos, quando escrevi um
dossiê sobre o estilo
para o meu blog: Deus, Eisenbahn Lust, Eisenbahn Lust Prestige, Wäls Brut, Malheur Brut Reserva, Malheur Dark Brut e Malheur Brut Cuvée Royale. Não bebi a Morada, mas, como não gosto muito da cerveja-base (a Double Vienna), também não tive curiosidade. Sinceramente, de todas essas, minha preferida ainda é a Deus, mas também gosto muito da Wäls Brut (que, nas safras mais recentes, tem tido uma pegada um pouco diferente, um pouco menos delicada, mais seca e ácida). Sei que tem muita gente que gosta de desdenhar da Deus, mas realmente é a que mais bate com o meu paladar. É uma coisa muito pessoal.
Mas realmente nada te impede de escolher uma outra cerveja, com custo-benefício mais atraente, para seu brinde. Já pensou em uma Tripel Karmeliet, uma Duvel ou uma Brooklyn Sorachi Ace? Todas elas custam bem menos, têm uma leve remissão a um espumante (cor clara, frescor, delicadeza no paladar, garrafa com rolha...) e costumam ter boa aceitação de público,