Natal sem Cerveja

Mais
15 anos 4 meses atrás #4200 por Carlos De Manuel
Criado por Carlos De Manuel no tópico Natal sem Cerveja
Este ano, os consumidores de artesanais não se comportaram, e por isso não merecerão presente de Natal. Ou pelo menos é isso que parece que pensam algumas de nossas microcervejarias, já que nenhuma edição natalina foi fabricada este ano.

Já no final de novembro tive a decepção ao entrar em contato com o SAC da Eisenbahn questionando sobre a distribuição da Weinachts Ale, e obter como resposta que a cerveja não seria feita este ano.

Depois, vi no blog do Bob que o mesmo destino teve a Christmas Beer da Baden Baden esta quem sente falta é minha esposa.

E não adianta simplesmente praguejar contra a Primo Schincariol, pois a Bamberg teve a mesma atitude e também não fabricou a edição 2009 da Saint Nicholas.

Particularmente um dos grandes diferenciais das micro são justamente as sazonais que passamos o ano inteiro esperando. Mas a decepção é latente quando elas não vêm.

Nos resta registrar o protesto, "incomodar" os serviços de atendimento ao consumidor exigindo que esses rótulos voltem em 2010. Mas vai ser um pé no saco do tamanho do papai noel esperar até lá.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4229 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re: Natal sem Cerveja
"Defendendo" a Bamberg: a Saint Nicholas foi uma edição única, ela não faz parte da linha Bamberg (é registrada por ela e produzida na fábrica, mas era um produto da Biertruppe) e nem era pensado em ser produzida novamente esse ano. Eles estão para lançar uma english barley wine envelhecida em barril de carvalho, mas o registro estava complicado.
  • um visitante
Mais
15 anos 4 meses atrás #4235 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Natal sem Cerveja
Antes de cervejarias são empresas que não podem ter prejuízos. Será que o custo com a produção dessas compensou ? Será que parar (ou diminuir) a produção de uma não sazonal para produzir uma sazonal valeu a pena economicamente falando ? Se tivesse compensado certamente repetiriam a dose.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4385 por Carlos De Manuel
Respondido por Carlos De Manuel no tópico Re:Natal sem Cerveja
Fabio,

Pode eventualmente ser que uma sazonal não se pague sozinha, porém ela me parece ser o tipo de produto que tem um importante papel na construção da marca. Esse tipo de estratégia é comum em diversos mercados, produtos que não se pagam, mas agregam valor à empresa. A Baden Tripel me parece exatamente um exemplo disso, mas não sei se as de natal se enquadrariam nesse caso também. Talvez mais a Saint Nicholas da Bamberg, principalmente se a informação que não pretendia se repetir seja verdadeira.
Bom, elocubrações à parte, as cervejas de Natal são tradicionalíssimas e em 2009 ficamos a ver navios, pois as três que a produziam em 2008 não repetiram a dose e nenhuma outra teve a iniciativa de incluir uma em seu portfolio.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4387 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Natal sem Cerveja
Na verdade, apesar de também lamentar a falta das "cervejas de Natal" neste ano, penso que, no Hemisfério Sul (e isso inclui a maior parte do território brasileiro) as "cervejas de Natal" deveriam ser produzidas no "nosso" Inverno.

Isso mesmo, pois se pararmos para pensar, suas receitas, antes de serem pensadas para combinar com o Natal em si, são elaboradas para combinar com o clima frio [e a neve] que são sinônimos de Natal nos países do Hemisfério Norte, de onde vem essa tradição. São cervejas mais fortes eencorpadas.

Portanto uma alternativa, apesar de que - admito - isso descontextualizaria parcialmente o "sentido" do produto, seria de lançar essas versões sazonais no Inverno brasileiro, seguindo o exemplo das Bock e da própria Baden-Baden Celebration Inverno que, salvo engano, se trata de uma Doppel Bock.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4390 por Alexandre Almeida Marcussi
Mas não é só isso, Mauro; elas tb têm a função de harmonizar com a culinária típica do natal, que é pesada em combinações de doce e salgado e no uso de frutos (secos e frescos)e especiarias nos pratos. Por isso esses pratos pedem cervejas com ésteres, fenóis e adição de especiarias. A Biertruppe acertou bastante no ano passado ao lançar uma edição de natal que, na verdade, era uma blonde, mais leve e adequada ao clima quente, do que uma dark strong ale pesadona.

Mas eu passei a ceia de natal sem cerveja e provavelmente passarei também a ceia de reveillón sem harmonizar, então meio que tanto fez. Mas fico triste por não ver esses rótulos comemorativos esse ano, porque são uma parte importante da cultura cervejeira e da própria noção de que cada situação pede um estilo (que é uma das bases de uma cultura cervejeira diversificada). Sem contar que eu não tenho nem a Baden Baden Christmas e nem a St. Nicholas na coleção de rótulos!!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.401 segundos