Referências pessoais de estilos.

Mais
9 anos 9 meses atrás - 8 anos 11 horas atrás #60653 por Gabriel C.
Caros, tenho pensado bastante nesse tema de uns tempos para cá e acho que o assunto tem potencial :)

Todos sabemos que existem os guias de estilos, os rótulos-exemplo de cada estilo e tudo o mais. No entanto, tenho certeza que todos nós aqui temos a nossa própria lista de "rótulos de referência" para os estilos de cerveja que vamos provando, levando em consideração a qualidade da cerveja para o nosso paladar, o custo-benefício etc.

Por exemplo: a minha cerveja de referência para IPA é a Brooklyn, que eu acho boa e fácil de conseguir a um preço decente. Outro caso é a APA da Júpiter, que na relação qualidade/custo-benefício para mim é imbatível. Sacaram a proposta? Essas "listas pessoais" levam muito mais o gosto de cada um em consideração, assim de repente algo que é referência PARA MIM não é nem considerado como uma leitura perfeita segundo os guias cervejeiros.

Vou listar alguns exemplos do que eu considero os principais rótulos de alguns estilos:

North american adjunct lager / SAL: Serramalte.
PAL: Heineken.
APA - Júpiter APA.
IPA - Brooklyn East IPA, Punk IPA.
IAIPA - Polimango, Hardcore IPA
Hefeweizen - Benediktiner, Paulaner.
Witbier - Vedett, Hoaegarden.
Stout - Black Cab.
Porter - Demoiselle, Founders (essa já era, infelizmente).
Doppelbock - Paulaner Salvator.
Belgian quad - St Bernardus ABT 12.
RIS - Wals Petroleum.

Preciso conhecer mais coisa de outros estilos clássicos para aumentar essa lista. E vocês?!
Ultima edição: 8 anos 11 horas atrás por Gabriel C..
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Mais
9 anos 9 meses atrás #60655 por Gustavo Silva
Existe uma diferença entre ser referência de um estilo e estar dentro do estilo. Ser referência significa que atende exatamente a todos os pré-requisitos e estar dentro significa que não ultrapassa nenhum limite nas faixas das variáveis (pelo menos na minha opinião). E outro detalhe que vale ressaltar é que o preço não pode influenciar numa avaliação ou comparação com outra cerveja, ele entra somente numa avaliação subjetiva de cada pessoa sobre o custo-benefício.

Mas deixando a chatice de lado, segue abaixo alguns exemplos de cervejas com melhor custo-benefício em alguns estilos (opinião pessoal).

Bock - Ayinger Celebrator;
American Lager - Heineken, Stella, Kaiserdom;
IPA: Tupiniquim em geral, mas em especial a Polimango, Brooklyn, Black Metal IPA
Stout: Bierland Imperial Stout
Weiss: Kaiserdom, Eisenbahn, Franziskaner
Witbier: Hoegaarden
Pale ale: Way, Eisenbahn
Red ale: Way, Baden Baden
Belgian Dark Strong Ale: Rochefort 8
Mais
9 anos 9 meses atrás #60657 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico Referências pessoais de estilos.
A ideia foi justamente trazer essa subjetividade pessoal (gosto, custo-benefício) pra discussão, Gustavo. Eu usei a palavra "referência" sem nenhuma conotação técnica :)
Mais
9 anos 9 meses atrás - 9 anos 9 meses atrás #60660 por Alexandre LC
Legal Gabriel essa idéia, não sei se vc sabe, mas no untappd vc pode buscar suas avaliações por nota e por estilos que já provou pra facilitar sua busca. Vou deixar o link aqui pra ti.

untappd.com/user/gabriel-lac/beers?filte...rt=highest_rated_you

As minhas são:
SAL: 1°Bohemia Pilsen/ 2° Red Stripe
PAL: 1°Schiehallion (disparaaaado)/ 2° Heineken/ 3 ° Zillertal
APA: 1°Founders Pale Ale/ 2° Peripécia APA
IPA: 1°Cacau IPA/ 2° Punk IPA.
Imperial IPA: 1°90 Minute IPA / 2°Vixnu
Hefeweizen: 1°Belle Gueule /2° Weihenstephaner
Witbier: 1°La Trappe Witte Trappist/2° Hitachino Nest White Ale
Dunkel: 1°Paulaner Dunkel /2° Franziskaner Dunkel
Stout: 1°L'Exploité / 2° Founders Breakfast Stout/3°Eight-Ball
Porter: 1°Demoiselle / 2° Way Cream Porter
Doppelbock: 1°Aynger Celebrator /2° Paulaner Salvator.
Quadruppel: 1° St Bernardus ABT 12/ 2° Straffe Hendrik Brugs Quadrupel Bier 11
RIS: 1°North Coast Old Rasputin = Wals Petroleum= Troubadour Imperial Stout/ Atomga (todos em 1o kkk)
2°Struise Black Albert

Faltaram dois estilos que eu acho indispensável
- Belgian Dark Strong Ale: 1°Gouden Carolus Classic / 2°Trappiste Rocheford 10
- Belgian Golden Strong Ale: 1° Pauwel Kwak/ 2° La Guillotine

Outras que não se enquadrariam em nenhum estilo específico:
Brooklyn Silver Anniversary Lager (muito top)

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Ultima edição: 9 anos 9 meses atrás por Alexandre LC.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
Mais
9 anos 9 meses atrás #60665 por Alexandre Almeida Marcussi
Galera, a ideia do tópico é bacana. Vão alguns comentários pessoais e sugestões relativas a algumas coisas bem pontuais que eu vi:

Alguns estilos são abrangentes demais e precisam ser mais bem discriminados. Exemplo: dry stout, sweet stout, English RIS e American RIS são bem diferentes entre si, então seria interessante sempre pontuar um rótulo de referência para cada. Vale o mesmo para American e English IPA, ou para American pale ale, Belgian pale ale e as "pale ales" britânicas (bitter, ESB). Assim teríamos listas mais precisas, já que a ideia é ter um parâmetro mais rigoroso de estilo.

Quanto à Brooklyn IPA, acho-a uma ótima cerveja, mas não é um bom exemplo nem de English IPA nem de American IPA, justamente porque exibe um perfil que mistura características de ambas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
9 anos 9 meses atrás - 9 anos 9 meses atrás #60666 por Alexandre LC
Grande Marcussi!!!

Xará, eu entendi que o Gabriel quis citar as preferências/favoritos/referências de cada confrade nos grandes grupos/estilos mesmo. Pensei nisso, pelo fato dele não ter provado uma quantidade expressiva de rótulos, talvez nem todos os estilos, ainda!

No meu caso, apesar da pouca quilometragem, vou listar alguns exemplos do que eu considero os principais

:blink: :silly:
E talvez pelo fato de ser mais dificil enumerar (pra nós leigos, rs :whistle: ) vários rótulos nos subestilos.
Mas, isso não impede que outros confrades coloquem seus favoritos de forma mais detalhada.
Eu, por exemplo, preferi por nos grandes grupos mesmo, por ser mais prático pra mim e como, curto mais as Stouts citei vários (dry, sweet, oatmeal) no mesmo bolo e as RIS numa outra categoria. O que pode ser feito para outros. :)
Aproveitei pra acrescentar a Golden e Dark Strong Ale. Mas n quis citar Dubbel, Bitter etc pq pra mim não são tão expressivas assim.

Enfim, resumindo, acho que seria foda se cada um fizesse uma lista de preferência, pelo menos, colocando uma de cada grande grupo, quem conseguir detalhar mais meióooo! B)

Diz aí Gabriel. Abraço confrades!

PS.: Xará, tô esperando sua lista aqui pra colar :P. Exceto as gouze que detesto :sick:

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Ultima edição: 9 anos 9 meses atrás por Alexandre LC.
Tempo para a criação da página:0.403 segundos