Galera,
no final de 2014, realizei uma degustação às cegas de 3 cervejas que considero as melhores dentre o seu estilo. São elas: Rochefort 10; St. Bernardus 12 e Westvleteren 12.
É o meu estilo preferido de cerveja (quadrupel; belgian dark strong ale) e queria tirar a dúvida, qual delas é melhor sem a influência da fama de cada uma, vou ser breve.
Após todas as considerações sensoriais, cheguei nas seguintes conclusões:
1- A aparência mais bonita dentre elas, é a Westvleteren. Na verdade levou essa pela formação maravilhosa do seu creme, bolhas gigantescas e creme muito denso.
Tirando isso, ela é idêntica à St. Bernardus.
2- O aroma foi o quesito em que fiquei com mais certeza da vencedora, que foi a Rochefort, impressionante a diferença aromática entre as outras, parecia que tinha aberto um perfume de frutas negras, vinho e frutas passas. A westy perto, ficou com aroma muito pronunciado de pão, lembrando muito a St. Bernardus .
3- No sabor, apesar da grande disputa entre a Roch e Westy, fiquei com a Westy, pelo seu conjunto. A roch tem uma sensação mais aveludada na boca (o que me agrada), mas a Westy parece ser mais equilibrada, com os ingredientes mais bem encaixados. Todas muito complexas, com álcool muito bem inserido.
No final, escolhi sem saber qual é qual, a Westvleteren, mas por uma margem mínima, fiquei muito em dúvida, pois amo ficar sentindo o aroma e nesse quesito, para mim, a Rochefort foi imbatível.
Resumindo: São 3 cervejas maravilhosas, muito complexas, que fazem jus à fama. Mas, a mística que acontece na Westvleteren 12, se resume muito pela dificuldade de obtê-la. Sim, é uma breja maravilhosa, mas encontramos uma grande rival, quiçá até melhor, com certa facilidade, a Rochefort 10. Ah, já ia me esquecendo, a St. Bernardus ficou em 3ª lugar em todos os quesitos.
Abraços!