Carlos, não existem "guias de estilos" parecidos com o BJCP para o mundo dos vinhos porque o conceito de estilo não se aplica muito bem na produção do vinho. Os conceitos mais importantes são os de "terroir" e "variedade/casta da uva", porque o vinho será, em grande medida, determinado pelas variedades de uvas cultivadas pela vinícola e pelas características do clima e terreno de cada região, que influenciam a maturação das uvas. Há questões estilísticas, como o uso ou não de madeira na maturação, a fermentação natural ou induzida, o grau de maturação que o produtor deixa a uva atingir antes de colher, a proporção de cada uva no corte etc., mas mesmo esses fatores costumam estar atrelados a regiões específicas.
Dito isso, eu acho que uma boa introdução ao mundo dos vinhos, que cobre bem o básico sobre algumas variedades e regiões importantes, é um livro da Jancis Robinson chamado "How to taste wine" (acho que tem em português também), voltado para iniciantes. Se você quer se aprofundar, aí vale a pena a consulta ao "The Oxford Companion of Wine". No mais, boas degustações, o mundo do vinho é tão apaixonante quanto o das cervejas!