O que dá corpo à cerveja?

Mais
10 anos 5 meses atrás #56430 por Carlos Lima
Boa noite confrades, mais uma vez eu aqui tentando absorver algum conhecimento :D
Bom, essa semana tive a oportunidade de degustar alguns rótulos, também assisti alguns videos e pude notar tanto nos comentários dos videos, como nos comentários pessoais dos amigos em cada cerveja e até eu mesmo na minha boca, a variação de corpo de cerveja para cerveja, umas mais leves e que somem rápido, outras que - forçando bem a comparação - parecem um iogurte, como se "grudasse" em toda a boca e ficasse ali.
Bom minha dúvida é, o que faz esse fenômeno na cerveja, o que define e coopera para o corpo da cerveja? Seria o Malte? O Lúpulo ou a Levedura, talvez algum componente a mais que coloquem na cerveja isso em alguns casos?

Mais uma vez obrigado pela ajuda, e agradeço a disponibilidade de que muitos tem dado ao responder minhas perguntas :D
Muito obrigado e boa noite!
Mais
10 anos 5 meses atrás #56432 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico O que dá corpo à cerveja?
Basicamente o que dá corpo a uma cerveja são açúcares residuais não fermentados e proteínas provenientes principalmente do(s) malte(s) usado(s) na sua fabricação. Lúpulo contribui com aroma e sabor, mas não encorpa a bebida.

Dá uma conferida nesse tópico:

www.brejas.com.br/forum/cervejas-e-degus...limit=6&limitstart=0

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Carlos Lima
Tempo para a criação da página:0.373 segundos