Maurício, realmente a cerveja seca no copo exala um aroma forte. Mas a questão é que não é o mesmo aroma que você vai encontrar na cerveja em si. O que você vai sentir no copo sujo é o doce dos açúcares residuais, alguns elementos de malte e muita oxidação. Esse cheiro pode até ser mais forte, mas quase nunca é tão agradável quanto o da própria cerveja. Basta pensar no fedor de um boteco ou balada com o chão sujo de cerveja. O aroma da cerveja deve ser avaliado no líquido em si. No começo é difícil pegar, depois você se acostuma. Para quem está começando, até a banana de uma Weizenbier ou o chocolate/café de uma porter podem ser difíceis de identificar. Depois você pega prática e sua capacidade vai só aumentando. Eu me lembro de como fiquei feliz quando consegui sentir a banana na Eisenbahn Weizenbock, e hoje é tão evidente que é até difícil imaginar como era não senti-la.
Uma dica útil, se você quiser potencializar sua percepção, é deixar a cerveja descansar por uns minutos no seu copo e depois sentir o aroma sem balançar o líquido. Mas, se for fazer isso, não se esqueça: copo bom para sentir aromas é copo com a boca mais estreita do que o bojo. E você não deve servir a cerveja até a boca do seu copo, senão perde completamente o benefício da boca estreita. Deixe ao menos metade do copo vazio para criar um espaço de ar em que os aromas se concentrem. O ideal, na verdade, é servir até o ponto de máximo diâmetro do copo - neste caso, você tem a maior superfície possível de contato com o ar para volatilizar os aromas, e um espaço de ar antes da boca estreita que vai "afunilar" e concentrar esses aromas. Tome como exemplo a maneira correta de se servir vinho na taça (veja imagem abaixo). É aí que você vai sentir o aroma da cerveja no seu máximo.
Sim, eu sei que vai contra o que as marcas nos ensinam que você deve fazer (que é encher o copo até a boca e deixar a espuma quase transbordar). Mas, do ponto de vista puramente científico, se você realmente quer aroma, a forma acima é a mais adequada.